Os professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizam hoje uma paralisação das atividades em exigência a melhores condições de trabalho e pedem o reajuste salarial.
Durante uma assembleia de docentes realizada ontem, foi decidido à realização da paralisação e o Sindicato dos Docentes da UEM (SesdUEM) relata que essa ação é fundamental devido à sobrecarga de trabalho e a falta do reajuste salarial. Assim, com a paralisação, os docentes vão pensar em formas de reverter o processo de precarização do trabalho e da universidade.
Segundo o levantamento do SesdUEM, a defasagem salarial dos servidores públicos de todo o Paraná chega a 42%. Os professores da universidade acreditam que esse ato representa a luta da classe. O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sisteemar) não irá aderir à paralisação de hoje, mas participará de mobilizações, como panfletagens e faixas. Apensar a paralisação dos professores, outras atividades como o Restaurante Universitário (RU) e a Biblioteca Central estarão operando normalmente com suas atividades nesta quarta-feira.
Vivian Pedroso
Foto – Reprodução