Início Destaques do Dia EstaR deve ser informatizado em Maringá

EstaR deve ser informatizado em Maringá

O contrato com a empresa que vai implantar o novo sistema de Estacionamento Rotativo (EstaR), em Maringá, foi assinado no dia dois de março deste ano. Dessa forma, de acordo com o edital, a contratada tem 60 dias para colocar em prática a modernização. Isso deve acontecer um ano depois da abertura da licitação para informatizar o estacionamento. Foi em maio de 2022 que a Prefeitura abriu o certame se propondo a pagar até R$ 2.806.365,60 pelo serviço.

Em junho do ano passado, cinco empresas manifestaram interesse. Agora, a contratada será responsável pelo treinamento, suporte, montagem, manutenção e gestão da rede de vendas dos créditos eletrônicos. Atualmente o Estar opera com cartão de papel e pagamento somente em dinheiro. De forma digital, haverá um aplicativo para cadastro dos veículos e carregamento de créditos, sem necessidade de o cidadão ir até uma cabine ou deixar ticket no veículo.

“Funcionará basicamente com o usuário baixando o aplicativo, cadastrando os veículos no nome dele e colocando créditos mínimos. Chegando na vaga ele poderá indicar pelo app que o local foi ocupado, ou outra opção, mais cômoda, será deixar no modo automático. Quando a fiscalização passar vai verificar que o carro está no modo automático e assim começar a consumir os créditos. Terá ainda a opção do ticket avulso retirado em totens de atendimento que serão implantados em lojas do centro da Cidade. O crédito também vai facilitar e mostrar que o veículo está regularizado. Quem se cadastrar vai receber mensagem de que o local estacionado está prestes a ter o tempo expirado, para evitar transtornos”, explicou o diretor da Secretaria de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.

O secretário destacou que a tecnologia “vai facilitar muito para o usuário, que terá mais formas de pagamento” como cartão de crédito, débito, PIX, dinheiro ou pelo telefone celular com o aplicativo. A fiscalização será complementada por dois carros equipados de câmeras de monitoramento para fazer o escaneamento das placas dos veículos estacionados. O EstaR vai disponibilizar 5,4 mil vagas com tempo máximo de duas horas e tolerância de 30 minutos.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: