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A maior arma dos motivados

Os otimistas enxergam oportunidades nas dificuldades e os pessimistas enxergam somente dificuldades nas oportunidades.

O conhecimento é a maior arma dos motivados e só existe uma forma produtiva de obtê-lo, isto é, pelo treinamento, leitura de livros, educação em casa e na escola, consulta em sites da área, em viagens e estudos de uma forma geral. Nos dias atuais, mais do que em qualquer outro tempo, gerar resultados e garantir a satisfação de pessoas tornaram-se pontos vitais de extremo significado para qualquer carreira ou negócio.

Motivar e saber identificar quais são os verdadeiros talentos e, principalmente, reter estes talentos, passa ser o maior segredo de qualquer negócio que queira ser competitivo e se diferenciar da multidão. Não raras vezes a empresa confunde suas equipes com uma atitude de liderança equivocada. Um bom exemplo é o de promover o melhor vendedor ao cargo de gerente de vendas.

Neste caso, muitas vezes perde-se o melhor vendedor e se ganha o pior gerente. Não que isso seja regra, mas acontece com frequência nas empresas. Todo mundo sabe que o Felipão não foi craque como jogador, mas acabou se transformando num técnico campeão do mundo. Com a falta dessa visão, muitas empresas sucumbem no tratamento de suas equipes e cambaleiam de crise em crise por falta de foco em educação, motivação, liderança e treinamento gerando uma tensão constante em seus quadros.

O resultado disso é um desempenho medíocre no trabalho, nas metas e  objetivos. Não basta apenas oferecer qualidade e tecnologia de ponta, é preciso mais que isso, conhecimento e uma equipe motivada e comprometida.

Quando eu falo que 95% das pessoas são pessimistas e geralmente eles tem razão, são os que dizem que nada vai dar certo e viram profetas mesmo, alguns me chamam de ousado, mas volto a repetir, já escrevi isso antes por aqui,  são os 5% de otimistas que mudam o mundo. E estes tem vontade, buscam conhecimento, são motivados para fazer. Existem pessoas que não sabem e não perguntam, outras que sabem e não ensinam e outras ainda que ensinam e não fazem. O SUCESSO É DE QUEM FAZ.     

A crise na ótica dos motivados passa a ser OPORTUNIDADE. Enquanto a maioria pisa no freio esse pessoal pisa no acelerador. Vejamos alguns exemplos. Os lançamentos de Hollywood como O exorcista, Indiana Jones, ET, Homem de Ferro e Batman alcançaram recordes históricos de público nas crises de 1974, 1982 e 2008. Logo após o estouro da bolha imobiliária nos EUA, por exemplo, a bilheteria do cinema americano bateu pela primeira vez a  marca de 1 bilhão de dólares.

Na recessão brasileira de 2014-2016, o fenômeno se repetiu da turbulência, foram. No auge da turbulência, foram abertas 252 salas de cinema e a bilheteria cresceu 20% e ainda nesse mesmo ano a Netflix avançou 90% no país. O Brasil foi apontado pelo fundador Reed Hastings como o “foguete da companhia”. Reflexão 1:  Quando tudo vai mal, as pessoas precisam de um escape, algo que as alivie e ajude a esquecer toda a angústia, o desânimo e a insegurança. Reflexão 2: Se crises escondem oportunidades, grandes crises escondem grandes oportunidades.

Quando somos movidos por um sonho, nós reagimos, seguimos em frente, nos reinventamos, nos esforçamos mais. E mesmo que são poucos que agem assim, lembra dos 5%? Mas são esses poucos que atingem o topo.

Motivar pode ter vários significados, porém, o mais importante é saber identificar qual a opção mais indicada para sua equipe.  Pode ser muito arriscado somente fazer planos com base no dinheiro, pois cada vez precisará de mais.

Quando alguém começa a se sentir desmotivado, passa a colocar a culpa no mercado, na concorrência, no preço e cria barreiras para si próprio que não consegue ultrapassar.

Meu conselho para quem vive desmotivado é o seguinte: Perdeu a vontade de trabalhar porque não é reconhecido? Então trabalhe para você mesmo, sempre dando o seu melhor. Um dia alguém verá o seu esforço e o seu talento virá lhe buscar ou lhe promover.

O mundo está recheado de histórias de sucesso de pessoas que se superaram por causa de suas atitudes positivas mesmo quando o barco estava naufragando. O resto é história de desmotivados.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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