As 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maringá começam, nesta terça-feira, a vacinar todos os grupos prioritários contra a influenza (gripe). A campanha de vacinação, por recomendação do Ministério da Saúde, não será dividida por fases. A Secretaria de Saúde do município recebeu 15.030 doses do imunizante, mas o público-alvo chega a 170.775 pessoas. Para se imunizar é preciso apresentar CPF, documento pessoal com foto, documento atualizado para comprovação do grupo que pertence e carteirinha de vacinação.
Os grupos prioritários são formados por: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade; trabalhador da saúde a partir de 16 anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas no período até 45 dias após o parto; professores das escolas do ensino básico (Cmeis, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e EJA) e superior, de caráter público e privado; povos indígenas aldeados, a partir dos seis meses de idade, e também indígenas que vivem fora de terras indígenas; idosos com 60 anos ou mais; e profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas.
Também fazem parte as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros que comprovem o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte rodoviário de cargas; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; e população indígena.
Nesta terça-feira as UBSs também oferecem doses da vacina bivalente contra Covid-19. Pessoas dos grupos prioritários que ainda não receberam o imunizante poderão ser vacinadas, na mesma oportunidade, com as duas vacinas, contra Covid-19 e influenza. O secretário de Saúde, Clóvis Melo, destaca que não há necessidade de intervalo entre vacina contra Covid-19 e outras vacinas, inclusive para crianças a partir de seis meses.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução