Início Destaques do Dia Procon orienta sobre golpes na internet

Procon orienta sobre golpes na internet

Os golpes mais comuns registrados no Procon são os aplicados na internet. Por isso, é importante a pessoa se precaver antes de fechar a venda. “Esses golpes aumentam a cada dia. Quando comprar, a pessoa deve procurar antes e não esperar uma promoção oferecendo produto na sua timeline. E comprar de sites conhecidos, verificar senão são sites golpistas, que imitam o layout e sistemas de sites famosos. O que é bem comum”, explica o coordenador do Procon de Maringá, Flávio Mantovani.

Ele reforça que é importante ficar atento também e desconfiar se o vendedor pedir adiantamento, dinheiro antes. Desconfiar de ofertas, promoções, produtos bem mais baratos que eles valem no mercado. “Isso já é meio caminho para um golpe!”, alerta Mantovani.

O Procon registra esses casos, tenta contato com as empresas e reaver o dinheiro pago. Para isso, o reclamante deve apresentar seus documentos, prints de negociações pela internet, cópias de comprovantes de pagamentos, entre outros. Outros casos também são registrados pela Delegacia de Estelionato, da Polícia Civil.

O Procon de Maringá registrou esse ano vários casos de golpes reclamados por consumidores. Entre eles sobre compras online e não recebimento do produto, golpe de agência de modelo, golpes pelo whats app sobre boletos e negativação de crédito, boleto falso enviado para as residências e estabelecimentos, golpe da viagem, golpe de investimento, entre outros.

Assessoria de Imprensa
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: