Início Colunistas Os sonhos, a educação, o empreendedorismo e a imaginação

Os sonhos, a educação, o empreendedorismo e a imaginação

É de Albert Einstein a conhecida citação: “A imaginação é mais importante que o conhecimento”. Logo de início o questionamento é: Por que isso não é feito com maior ênfase no sistema de ensino?

Se considerarmos que essa frase foi feita por uma das mentes mais brilhantes já conhecidas da humanidade e se dermos todos esse crédito a ele, o que dizer do sistema de ensino que não valoriza a imaginação ao mermo tempo que despeja informações aos quilos para seus alunos?

Estes, sentados em posição passiva, em vez de produzirem o protagonismo de suas vida, treinam para agirem resignados atrás de uma média numa prova para passar de nível e que na maioria das vezes fizeram apenas uma memorização da matéria, logo esquecida na sequência. É aqui que o aprendizado verdadeiro vai para o espaço.

Mas percebo que tem gente que acha que a educação, o empreendedorismo é uma atividade restrita a uma elite academia. Esse é um povo que chamo de chato.

Segundo estes, dar esperança demais a pessoas comuns e dizer a elas que podem ser protagonistas  de sua própria história é iludi-las. Quem pensa ou diz isso expressa o seu preconceito tanto quanto a sua mediocridade.

Muitos destes não produziram nada na vida ou realizaram muito pouco com o patrocínio do papai e mesmo assim destacam-se mais pela aparência do que pelos resultados concretos.

Hoje tem de gente ensinando a ser rico ou milionário sem sequer ser, ensinando a ser feliz sem viver uma vida plena.

Então vou dizer novamente, educação, imaginação, empreendedorismo, sonhos, é para todos, seja para quem se formou em Harvard ou na faculdade de Tribobó do Oeste ou para quem só tem o ensino fundamental ou ainda para quem é analfabeto.

É preciso valorizar tanto um jovem de uma startup de tecnologia quanto uma mãe que sustentou a família lavando roupas ou trabalhando de diarista, ou um pipoqueiro que inovou e criou uma rede de vendedores de pipoca, ou um sorveteiro com seu mercado.

Que tal lembra de  um garçom gaúcho que com muita dificuldade montou sua churrascaria. Seu Arri Coser (isso mesmo com dois erres), depois virou uma rede de churrascarias  dentro e fora do país, a Fogo de Chão, que mais tarde ele vendeu por 200 milhões de dólares, ou seja 1 bilhão de reais. Sabe o que é 1 bilhão? Mil milhões… e tudo começa com espírito empreendedor, uma educação que nem sempre vem da escola, mas vem da vida.

Chego à conclusão que diploma não garante sucesso, mas aumenta suas chances de alcançá-lo. Chances maiores não garantem sucesso assim como chances menores não excluem os mais criativos e determinados.

Em mais de 20 anos como treinador, percebo que os MELHORES RESULTADOS na maioria das vezes não vêm dos mais talentosos, mas sim dos que dominam melhor suas HABILIDADES EMOCIONAIS.

A mentalidade de uma pessoa determina seu comportamento. E esse comportamento determina a criação de novos hábitos.  Estes, determinam os resultados em todos os setores da vida. Logo, os RESULTADOS de uma pessoa são o ESPELHO de sua forma de PENSAR.

Afinal, conhecimento não tem preço e imaginação também não.É igual um atendimento a pessoas, a primeira impressão é a que fica, a última, também.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: