Início Destaques do Dia Pesquisa revela diferença de 108% no preço dos ovos de Páscoa

Pesquisa revela diferença de 108% no preço dos ovos de Páscoa

Uma pesquisa feita pelo Procon de Maringá revelou uma diferença de até 108% nos preços de ovos de Páscoa vendidos em estabelecimentos do município. Ao todo, foram vistoriadas 11 lojas e comparados preços de 68 itens, de seis marcas, registrando menor e maior valor, peso e local de venda. Preços promocionais e de clube de descontos não foram analisados.

O ovo de Páscoa Unicórnio, da Arcor, de 120 gramas, foi o com maior diferença. O de menor valor custa R$ 35,90, e o maior, R$ 74,90, ou seja, uma diferença de 108,6%. Produtos das marcas Nestlé, Ferrero Rocher, Kinder Ovo, Lacta e Garoto também estão na lista.

De acordo com o coordenador do Procon, Flávio Mantovani, nesta data específica muitas pessoas utilizam os ovos de Páscoa para dar como presente e o Procon identificou mais de 100% de diferença de preço entre um estabelecimento e outro.

“Os pais das crianças devem se atentar se o ovo de Páscoa tem o selo do Inmetro, para que todas as garantias de saúde sejam ressalvadas”, recomendou Mantovani.

Ainda segundo ele, outro detalhe importante é a faixa etária de consumo. “Quase todos os ovos de Páscoa quando vem algum brinquedo ou algo semelhante, vem a indicação de qual a idade permitida ou sugerida, para que esse ovo seja dado de presente. Nós temos peças pequenas de brinquedo, que as vezes podem ser ingeridas pelas crianças, provocando algum acidente. Então, bem mais do que verificar o preço mais em conta, também é ter todos os cuidados de saúde com nossas crianças. O Procon está sempre à disposição em algum problema.”

Com isso, os ovos de páscoa têm características diferentes em relação a outros produtos. Portanto, o Procon dá dicas na hora de comprar, como, pesquise sempre antes de comprar; há grande diferença de preços; se o ovo de Páscoa não tem produtos que causam alergias em quem vai consumir, como glúten, por exemplo; os produtos que vem com brindes, como brinquedos, devem ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); e verifique o estado de conservação, se produto não está amassado, quebrado ou com a embalagem furada.

SEMANA SANTA

O Procon realizou ainda uma pesquisa de pescados para orientar o consumidor durante a Semana Santa, período que aumenta o consumo de peixes. O levantamento realizado em 15 estabelecimentos, entre 23 e 30 de março, registrou diferença de até 194,5% nos produtos. A sardinha é a grande “vilã”, tanto nos mercados quanto nas peixarias. A maior diferença foi registrada nos mercados, no pacote de 800 gramas da sardinha inteira congelada, sendo R$ 6,28 o mais barato e R$ 18,50 o mais caro. Uma diferença de 194,59%. Já nas peixarias, o quilo da sardinha eviscerada congelada está R$ 16,13 o mais barato e R$ 38,80 o mais caro. Uma diferença de 40,6%.

O levantamento serve para orientar o consumidor sobre onde está mais barato comprar peixes. E também para registrar os valores, evitando que os estabelecimentos reajustem abusivamente os preços pela grande procura no período. A Semana Santa esse ano será entre 2 e 8 de abril.

O levantamento apresenta os valores, os tipos dos produtos, o endereço dos estabelecimentos, entre outros. A primeira pesquisa, realizada no final de fevereiro, indicou a maior diferença no quilo do filé de linguado congelado, com 150,9% – o mais barato foi R$ 55 e o mais caro R$ 138.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: