Início Destaques do Dia Imunização contra a gripe continua nas 34 UBSs

Imunização contra a gripe continua nas 34 UBSs

Curitiba, 22 de março de 2023 - O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) recebe doses da vacina contra a Influenza.

A imunização contra a gripe continua nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maringá e nos distritos de Floriano e Iguatemi. Todos os grupos prioritários podem receber a vacina. O público-alvo da campanha é estimado em 170.775 pessoas.

Maringá recebeu na última quarta-feira, 14 mil doses da vacina. De acordo com o secretário de Saúde, Clóvis Melo, a imunização é importante para garantir a proteção da população mais vulnerável. “Nesta época do ano os casos de gripe tendem a aumentar. Seguimos com a vacinação para garantir a proteção da população mais vulnerável, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. É muito importante que as pessoas incluídas nos grupos prioritários procurem a UBS mais próxima para se vacinar.”

É preciso para se vacinar apresentar CPF, documento pessoal com foto, documento atualizado para comprovação do grupo a que pertence e carteirinha de vacinação.

DIA D

O ‘Dia D’ de Vacinação será neste sábado, das oito às 17 horas, nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Maringá, para imunização em combate ao coronavírus, Influenza (gripe) e outras vacinas de rotina, de acordo com o calendário de vacinação e públicos designados à cada etapa de imunização.

A UBS da Zona 7 funcionará em horário especial para vacinação, das oito às 19 hoeas. A Sala de Vacina, situada na Secretaria de Saúde, também terá atendimento para pacientes do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) e aqueles que necessitam da vacina antirrábica, de acordo com esquema vacinal.

Além disso, as UBSs também terão serviços gratuitos por meio do Espaço Saúde, das 8h30 às 13h. As atividades serão feitas nas 34 UBSs e dos distritos de Floriano e Iguatemi e a população terá acesso a serviços como coleta do exame preventivo de colo de útero, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dicas acerca da saúde bucal e controle da dengue, além de outras ações.

Segundo o secretário de Saúde, Clóvis Melo, as ações conjuntas são primordiais. “Queremos facilitar o acesso dos serviços para as pessoas que precisam de algum atendimento saúde ou atualizar a carteira de vacinação e que, por conta da rotina do dia a dia, não conseguem ir até a UBS. Com o ′Espaço Saúde′ e o ′Dia D′, garantimos a imunização em todas as etapas e também otimizamos o atendimento nas 34 UBSs. Ainda teremos a realização do Moeda Verde, que contribui para promoção da saúde e qualidade de vida da comunidade”, salienta.

MOEDA VERDE

O projeto ′Moeda Verde′, feito pela Secretaria de Limpeza Urbana (Selur), tem como objetivo realizar a troca de materiais recicláveis e óleo de cozinha usado por hortifrutis. A cada 1 kg de material ou óleo, equivale a 1 kg de hortifrutis. O limite para troca é 2kg. A ação será na UBS Zona 7, das 8h às 12h.

No decorrer do sábado, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) também vão realizar um grande mutirão em combate à dengue nos bairros do município. A mobilização vai dar preferência em imóveis fechados durante a semana para fortalecer as inspeções e a eliminação dos focos de dengue.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: