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Desejos e hábitos – Aliviando a ansiedade

Duas pessoas podem olhar para o mesmo cigarro, e uma sentir desejo de fumar enquanto a outra, sentir repulsa pelo cheiro.

Nosso comportamento é altamente dependente de previsões e de como interpretamos os eventos que acontecem conosco, não necessariamente a realidade objetiva dos próprios eventos.

Todo comportamento tem um desejo e um motivo subjacente mais profundo. Muitas vezes tenho um desejo, algo como: “Quero comer pizza”. Eu não diria que quero comer pizza porque preciso de comida para sobreviver.

Mas a verdade é que, em algum lugar do meu íntimo, estou motivado a comer pizza porque tenho que comer para sobreviver. O motivo subjacente é obter comida e água, mesmo que meu desejo específico seja uma pizza.

Assim, nos movemos para aliviar a ansiedade. Motivos como economizar energia, obter água e comida, conectar-se, se relacionar com os outros, encontrar o amor, se reproduzir, obter aceitação e aprovação social, reduzir incertezas, alcançar posições de status e prestígio.

Seu cérebro não evoluiu com o desejo de fumar cigarros, verificar o Instagram ou jogar videogames e jogos de paciência. Ao pensar num nível mais profundo, você simplesmente quer reduzir a incerteza e aliviar a ansiedade para ganhar aceitação, aprovação ou mesmo alcançar uma posição.

Essa previsões levam a sentimentos, que é como descrevemos um desejo, uma compulsão. Estes se transformam em estímulos e provocam um sinal que podemos aplicar. Por exemplo, conscientemente ou não, você está percebendo o quanto está calor ou frio. Se a temperatura cair um grau, provavelmente você não fará nada. Se a temperatura cair dez graus, sentirá frio e vestirá uma outra camada de roupa.

Sentir frio foi o sinal que o levou a agir. Você percebe os estímulos o tempo todo, mas é apenas quando prevê que seria melhor estar em um estado diferente que VOCÊ AGE.

Um desejo é a sensação de que algo está faltando. É quando você quer mudar algo de seu estado interno. Quando a temperatura cai, há uma lacuna entre o que seu corpo está sentindo no momento e o que deseja sentir. Essa lacuna entre seu estado atual e o desejado fornece uma razão para agir.

O desejo é a diferença entre onde você está agora e onde quer estar no futuro. Até mesmo em pequenas coisas, o seu “agir” é contaminado pela motivação para se sentir diferente de seu estado atual. Assim, quando você come compulsivamente, acende um cigarro ou navega nas redes sociais, o que realmente quer não é uma batata frita, um cigarro ou um monte de likes. O que você quer realmente é SE SENTIR DIFERENTE de sua condição atual.

Para resumir isso, sempre que um hábito resolve com sucesso um motivo, você desenvolve um desejo de fazê-lo novamente. Com o tempo, você aprende a prever que checar as mídias sociais vai ajudá-lo a se sentir amado ou que assistir ao YouTube permitirá que esqueça seus medos. Os hábitos são atraentes quando associamos a sentimentos positivos, e podemos usar essa percepção em nosso benefício e não o contrário.

Reprograme-se um pouco. Mude a expressão “você tem que” para “você consegue”. Você consegue acordar cedo para o trabalho. Você consegue fazer outra chamada de vendas para o seu negócio. Mudando apenas uma palavra e você transforma oportunidades em resultados.

Vejo gente reclamar porque usam óculos. Aí eu penso, e se não tivesse os óculos? Certa vez perguntaram a um homem se era difícil ficar confinado numa cadeira de rodas . E ele respondeu: “Não estou confinado à cadeira de rodas – ela me liberta. Se não fosse a cadeira de rodas, eu estaria preso a uma cama e nunca seria capaz de sair de casa”.

Então a reflexão é entender que a ansiedade é a antessala da depressão e os bons hábitos melhoram nosso desejo de uma vida futura bem melhor. Tanto a minha quanto a sua.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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