Início Destaques do Dia Vereadores viajam para Curitiba em busca de mais segurança para município

Vereadores viajam para Curitiba em busca de mais segurança para município

Os vereadores Mário Hossokawa (PP), presidente da Câmara de Maringá; Delegado Luiz Alves (Republicanos), segundo vice-presidente e presidente da Comissão Extraordinária de Segurança Pública; e Cristian Maia Maninho (PDT), terceiro secretário e também membro da comissão de segurança, estarão em Curitiba hoje para reuniões importantes com diferentes autoridades encarregadas por instituições de segurança no Estado, como Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp/PR), Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen), Comando Geral da Polícia Militar do Paraná e Núcleo de Combate aos Cibercrimes – NUCIBER, da Polícia Civil.

Os encontros foram promovidos por deputados de Maringá ligados à área de segurança, como o Delegado Jacovós (PL), Soldado Adriano José (PP) e Paulo Rogério do Carmo (União), que acompanharão as visitas.

De acordo com o vereador e presidente da Câmara, Mário Hossokawa, o intuito da comitiva é cobrar do Governo do Estado mais investimentos em segurança pública para Maringá. “A questão da segurança é hoje, nossa principal preocupação. E segurança é um dever do Estado. O município já vem fazendo tudo que está ao seu alcance com a Guarda Municipal, mas a responsabilidade maior é do Governo do Estado e, infelizmente, não estamos recebendo o devido respeito das autoridades competentes em relação ao aumento do número de efetivos da Polícia Militar.”

Além disso, crimes como o assassinato de Samantha Campana, jovem de 23 anos morta a facadas no centro da cidade em janeiro, além do expressivo número da população em situação de rua, apresentaram um problema antigo em Maringá: a falta de segurança. Desde então, os vereadores estão empenhados em buscar possíveis respostas para a grave situação.

TERCEIRO MAIOR MUNICÍPIO

Maringá é o terceiro maior município do Paraná em número de habitantes e importância econômica. Desde o Censo de 2000, a população cresceu quase 60%. Consequentemente, a quantia de efetivos da Polícia Militar na cidade continua a mesma há 25 anos. “Isso é inaceitável. Precisamos reverter esse quadro com urgência”, revela Hossokawa.

Os vereadores retornarão na quarta-feira pela manhã. Devido a viagem, eles não vão participar da Sessão Ordinária desta terça-feira, que será presidida pelo vice-presidente da casa, Mário Verri (PT).

SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas de Maringá já estão com o protocolo de segurança funcionando. Por meio de uma linha direta e exclusiva para entrar em contato com o Centro de Controle Integrado (CCI), existem equipes da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. A linha deve ser usada em condições de perigo ou ameaça.

Além disso, o Botão do Pânico para acionamento também está disponível. Os diretores e equipes escolares participaram de um treinamento na última quinta-feira, para atualização do protocolo a respeito da ferramenta. A administração municipal também faz a instalação de interfones com câmeras de vídeo. 

Desse modo, houve reforço das rondas nas unidades escolares pela Guarda Civil Municipal e pedido de apoio da Polícia Militar para patrulhamento. A Prefeitura continua o trabalho para garantia da proteção dos alunos e servidores com o treinamento e capacitação de segurança para atuação nas 116 unidades escolares. 

A comunidade pode sanar as dúvidas com a Secretaria de Educação pelo telefone (44) 3221-6900 ou com a Guarda Civil Municipal, pelo 153.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: