Início Colunistas “Listas: a chave para uma vida mais organizada e tranquila”

“Listas: a chave para uma vida mais organizada e tranquila”

Você já se pegou esquecendo algo importante, sentindo-se sobrecarregado ou simplesmente perdido em meio às suas tarefas diárias? Se a resposta for sim, você não está sozinho.

Isso também acontece comigo. Porém, tenho melhorado bastante nos últimos meses após adotar uma prática à qual eu resistia: fazer listas.

Trabalho para três empresas diferentes e ainda cuido de projetos bastante trabalhosos. Sem contar que tenho o compromisso com nossos ouvintes e leitores, e gosto de fazer tudo isso. Mas como dar conta sem surtar, sem atrasar as tarefas? Listando tudo o que tenho para fazer.

Ainda ontem, conversando com um colega de trabalho que havia esquecido de escrever duas reportagens, questionei: você não anota? Ele respondeu que deixa no WhatsApp para consultar. Porém, como foi fácil constatar, as novas mensagens no aplicativo nos impedem de acessar com facilidade tudo o que já foi falado. E aí muita coisa se perde.

Então, é por isso que hoje vamos falar sobre a importância de fazer listas para organizar nossas rotinas e como isso pode transformar nossa vida e nosso trabalho.

David Allen, autor do aclamado livro “A Arte de Fazer Acontecer”, diz: “Sua mente é para ter ideias, não para armazená-las”. E é exatamente por isso que anotar nossas tarefas é essencial para manter o foco e a produtividade. As listas funcionam como um mapa que nos guia durante o dia, permitindo que nos concentremos no que realmente importa.

Particularmente, eu resistia às listas, primeiro, porque tenho muita facilidade de lembrar tudo o que tenho para fazer; segundo, porque entendia que era perda de tempo. Porém, depois de ler o livro do David Allen, me convenci de que ter tudo anotado ajuda a ganhar tempo – a gente não precisa buscar na memória o que tem para fazer: já está tudo no papel.

Ou seja, fazer listas não é perda de tempo. Na verdade, como Benjamin Franklin sabiamente afirmou, “Falhar em se preparar é se preparar para falhar”. Ao gastar alguns minutos criando uma lista, você está investindo tempo em si mesmo, garantindo um dia mais produtivo e tranquilo.

Pense nisso: quando anotamos nossas tarefas, temos uma visão mais clara de nossas responsabilidades e prioridades. Isso nos ajuda a evitar a sobrecarga mental e a ansiedade que muitas vezes acompanham um dia agitado.

Como Marie Kondo, a especialista em organização, afirma: “A organização é o ato de confrontar e selecionar nossas posses, nossos pensamentos e nossos valores”.

Quantas vezes nos pegamos tentando lembrar o que deveríamos fazer, em vez de realmente fazer? Com uma lista, podemos direcionar nossa energia e tempo para a execução das tarefas, em vez de desperdiçá-los tentando lembrar o que precisa ser feito.

Por último, mas não menos importante, as listas também nos proporcionam uma sensação de realização. Ao riscar itens concluídos, podemos visualizar nosso progresso e nos sentirmos motivados a continuar.

Então, para concluir, vou deixar algumas dicas para você começar a fazer suas listas.

Primeira, escolha uma ferramenta. Papel, aplicativo no celular, programa de computador? Veja o que funciona para você. Embora eu esteja o dia todo no celular ou computador, preciso de papel e caneta. Para mim, a lista só funciona se estiver diante de mim o tempo todo.

Segunda, coloque tudo na lista. Eu anoto até lembretes que me façam lembrar de mandar mensagens para minha mãe ou para meu filho.

Terceira, sua lista não precisa ter frases complexas, detalhadas. Apenas palavras-chave. Uma palavra pode ser suficiente para você lembrar da tarefa inteira.

Quarta, revise e ajuste a sua lista. Conforme vai fazendo suas tarefas, risque. E aquilo que não for feito, mas não pode deixar de ser executado, coloque na próxima lista.

A quinta dica é justamente sobre o horário mais adequado para fazer a sua lista de tarefas. Para mim, funciona no início de cada expediente. No começo da manhã, faço uma listinha; no início da tarde, faço outra. Já à noite, quando lembro de alguma coisa, anoto no celular para colocar na lista da manhã do dia seguinte.

Portanto, encontre a melhor maneira para você. Mas, posso garantir, as listas ajudam.

Então, da próxima vez que você se sentir perdido ou sobrecarregado, lembre-se das palavras de Antoine de Saint-Exupéry: “Uma meta sem um plano é apenas um desejo”. Faça uma lista, organize suas prioridades e descubra como a vida pode ser mais fácil e produtiva.

Ronaldo Nezo
Comunicador Social
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras | Doutor em Educação

Visite meu blog: 
http://blogdoronaldo.wordpress.com

Siga-me no instragram: 
http://instagram.com/ronaldonezo

COMPARTILHE: