Início Colunistas Pensando grande

Pensando grande

Pensar grande é essencial para ter resultados extraordinários. Sucesso requer atitude, e atitude requer pensamento.

Mas há um porém: para começo de conversa, as únicas ações que se tornam trampolins para o sucesso são aquelas que nascem no pensar grande. Quando você faz essa conexão, percebe o quão grande você deve pensar mais alto.


Todo mundo tem a mesma quantia de tempo, as mesmas 24 horas, e trabalho duro é simplesmente trabalho duro. E como resultado, o que você faz durante o tempo que trabalha determina o que você alcança.

Fuja daqueles “amigos” que dizem que quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro. A verdade é que aqui diferenciamos “mão de obra” de “cérebros de obra”, afinal, dinheiro não se ganha, dinheiro se fabrica.

E como o que você faz é determinado pelo que você pensa, simples, se você pensa grande, esse pensar será o trampolim para o topo. Lembrando o rei Salomão no livro de Provérbios quando diz: “O ser humano, assim como pensa, assim ele é”.

Cada nível de conquista requer essa combinação do que você faz, como você faz, com quem você faz e porque você faz.

O problema aqui é que essa combinação acaba não sendo natural. Fazer alguma coisa nem sempre constrói a pedra fundamental para o próximo nível, seja num relacionamento ou não, seja na construção de um trabalho ou não. É uma pena, mas essas coisas não melhoram umas com as outras.

Se você aprendeu a fazer algo de um determinado jeito, isso pode funcionar muito bem, pelo menos até você querer alcançar mais alto. Ou seja, entra aí novamente as palavras do grande guru de administração, Alvin Tofler: Aprender… Desaprender… Reaprender. Se você embarcar neste navio, aí sim, adeus aquele apelido bonitinho de acomodação, chamado gloriosamente de “zona de conforto”. Começa a construção do SUCESSO.

Aqui você descobre que havia criado um teto artificial de conquista para si mesmo, que poderia ser difícil demais de ultrapassar. O fato é que você estava se prendendo, evitando um modo simples de superar e ultrapassar. Creio que isso pode vir te acompanhando por toda a vida em seus vários momentos.

Quando as pessoas falam de “reinventar” suas carreiras ou negócios, PENSAR PEQUENO costuma ser a causa. O que você construiu hoje pode fomentar ou limitar o seu amanhã.

Lembro-me de uma história contada pelo Edgard Corona, empresário do setor de fitness. Iniciou seu negócio 1996 com uma academia chamada Bio Ritmo. Porém, numa viagem aos EUA percebeu uma tendência da chamada academia “low cost” (baixo custo, em inglês) do empreendimento.

Os amigos falavam que ele iria matar o negócio dele, algo como 20 academias. E ele respondia que se ele não matasse outro iria matar ou então dizia também,  “se alguém vai chutar o meu traseiro, que seja eu mesmo”. Nasceu aí a SMART FIT, tornando-se a ,maior academia da América Latina. Interessante que a BIO RITMO continua existindo, teve seu crescimento, mas a ideia copiada dos americanos explodiu por aqui tornando-se um negócio bilionário.

Parece que quando a gente chega num nível de trabalho, um  nível de faturamento, de número de pessoas na equipe, começamos a patinar e não passar para a outra etapa. É como se tivéssemos um teto de aço, intransponível. Cabe aqui novamente um porém: Se antes tínhamos um teto de aço para ultrapassar, o SIMPLES é transformar o teto de aço num teto de gesso e subir o foguete da plataforma arrebentando com tudo na subida.

A escolha é de cada um de nós. Ou construímos uma plataforma de lançamento para o próximo nível ou uma caixa que nos prende onde estamos. E, infelizmente a grande maioria dos empreendedores fica neste segundo estágio. Que não seja você.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: