As inscrições para os exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a certificação de disciplinas e áreas do conhecimento do ensino médio começaram ontem.
Em Maringá, 10 escolas ofertam vagas. Quem tiver interesse deve comparecer até o dia três de maio nas escolas Adelaide Maria Leite, Alfredo Moisés Maluf, Branca da Mota Fernandes, Ceebja Prof Manoel R Silva, Rodrigues Alves, Tancredo de A Neves, Tania V Ferreira, Ulysses Guimarães, Unidade Polo e Vital Brasil, levando documento oficial com foto.
É necessário ter a partir de 18 anos para se inscrever para as provas do ensino médio. Dessa maneira, as provas são em formato online, ou seja, no computador e serão realizadas presencialmente, entre 6 e 22 de junho, nos laboratórios de informática das instituições que oferecem esta modalidade.
As inscrições para os exames EJA relativas a disciplinas e áreas do conhecimento do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) ocorrerão entre 18 e 28 de setembro, e as provas serão aplicadas em novembro. Para se inscrever para os exames do ensino fundamental II é preciso ter a partir de 15 anos.
APROVA
A gestão municipal lançará hoje, às 14 horas, na sala de Reuniões, o projeto ′Aprova′, cursinho pré-vestibular gratuito voltado para estudantes da rede púbica estadual entre 14 e 17 anos. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) em parceria com a organização social Gerar Maringá.
As inscrições começam logo após o lançamento. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário online ou na sede da Secretaria de Juventude, localizada na Rua Luiz Gama, 89. As aulas iniciam em 9 de maio e seguem até 10 de novembro.
De forma descentralizada e com o objetivo de atingir o maior público possível, o cursinho oferecerá a opção de três turmas simultâneas com 50 alunos cada. As turmas serão na sede do Gerar, em Maringá; no Colégio Estadual Rui Barbosa, no distrito de Iguatemi; e na Sejuc. Em Maringá, as aulas ocorrerão das 14h às 18h e, em Iguatemi, serão realizadas das 18h30 às 22h30. As três turmas terão aulas de segunda a sexta-feira.
Poderão se inscrever pessoas em situação de vulnerabilidade social de 14 a 17 anos incompletos, com requisito mínimo de estar matriculado na rede estadual de educação e ter renda familiar total de até três salários mínimos.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução