O sinal 5G já está funcionando em Maringá, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo a empresa, a principal faixa de instalação do chamado sinal 5G puro, a faixa 3,5 GHz, já está liberada no município. Desse modo, o Paraná tem 44 cidades que já atuam a faixa do 5G puro.
Ainda conforme a Anatel, outros 80 municípios estarão com o sinal liberado até o dia 30 de junho. Já no Brasil, 682 cidades já têm a faixa liberada.
Embora que o sinal esteja autorizado, as empresas de telefonia que devem instalar o sinal 5G. De acordo com a Anatel, a ativação de estações depende do planejamento de cada uma das operadoras. “Importante ressaltar que a liberação da faixa de 3,5 GHz não significa que as redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. O Edital, no item 7.4 do Anexo IV, estabelece cronograma com obrigação de atendimento em todos os municípios do país, sendo que a próxima obrigação a ser cumprida é a instalação das cidades com mais de 500 mil habitantes, até junho de 2025. Porém, temos visto que as instalações em diversos municípios estão ocorrendo de forma mais acelerada do que a obrigação prevista.”
CRITÉRIO DE INSTALAÇÃO
Em vista disso, cada prestadora tem o critério de instalação e expansão de rede. Desse modo, a ativação de estações nessas regiões depende do planejamento de cada uma delas.
Em relação aos bairros e regiões de cada município onde o sinal está presente, cada prestadora tem a estratégia de implantação e ampliação de rede. Consequentemente, algumas podem escolher por começar com uma cobertura mais voltada na região central, já outras podem estender para outros bairros, porém, com menos densidade de estações no centro. Por isso, é normal que nesse momento inicial nem todas as operadoras atendam todas as regiões. A cobertura específica de cada uma das operadoras deve ser divulgada pelas próprias.
As prestadoras podem ativar estações com o 5g nas diferentes faixas que tenham permissão. Contudo, nessa condição o 5g pode ser de outra versão, não precisamente aquela obrigatória para a faixa de 3,5 GHz, o nomeado “5G puro” ou tecnicamente “5G Stand Alone (5G SA)”. Sendo assim, a faixa de 3,5 GHz, é a que concederá o avanço das novas aplicações como as verticais da indústria 4.0, telemedicina, educação, cidades inteligentes, automóveis autônomos etc.
A Anatel comunica que no Paraná somente quatro cidades têm estações licenciadas, sendo Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais e Londrina.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução