Início Destaques do Dia Vereadores ouvem justificativas e questionam gerente da Sanepar

Vereadores ouvem justificativas e questionam gerente da Sanepar

Ontem, na sessão da Câmara de Maringá, o gerente geral Noroeste da Sanepar, Sérgio Augusto Portela, e o gerente regional Maringá, Vitor Gorzone, esclareceram dúvidas dos vereadores municipais a respeito da cratera que se abriu na Avenida Paraná. O convite para a participar da reunião foi feito pelo vereador Rafael Roza.

Dessa maneira, Portela explicou que a Sanepar está preparando laudos e também contratou uma empresa para fazer uma avaliação independente. “Nós só poderemos afirmar de quem foi a responsabilidade após os laudos, mas a Sanepar rapidamente assumiu a responsabilidade de resolver o problema. Em 24 horas, conseguimos deixar a pista pronta para ser utilizada novamente. O muro de contenção ainda será consertado.”

Ele ainda comunicou que assim que os laudos estiverem prontos, eles serão enviados para a Câmara e outras autoridades da Cidade. “Caso se constate que a responsabilidade não foi da Sanepar, iremos acionar os responsáveis para sermos ressarcidos”, disse.

Em vista disso, o gerente geral relatou que no cruzamento das avenidas Paraná, Horácio Raccanello e Guaíra existia uma rede de distribuição de água que se rompeu. “A rede se rompeu e o muro de contenção do túnel do trem cedeu e abriu a cratera na pista de rolamento, mas o túnel e os trilhos não foram afetados. Também não houve desabastecimento de água na cidade.”

Portela apontou que a empresa está fazendo avaliações em outras regiões para garantir uma maior segurança. “Ampliamos nossas avaliações e monitoramento da rede para melhorar a segurança e garantir a tranquilidade da população.”

COMISSÃO

A comissão de estudo acerca do túnel do novo centro de Maringá determinou o cronograma para estudar a condição da linha férrea. O intuito é conhecer toda a obra.

Segundo o vereador Sidnei Telles (Avante), presidente da comissão, o propósito é averiguar a presença de problemas casuais e riscos na infraestrutura do túnel, além de poder estudar as chances de solução, apresentando sugestões que evitam acidentes futuramente.

Desse modo, o episódio da cratera que se abriu na Avenida Paraná serviu de alerta para a segurança tanto dentro do túnel quanto nas edificações ao redor da linha férrea rebaixada, declara o vereador.

Ainda conforme ele, a intenção é conhecer toda a obra que tem previsão para atender um terminal intermodal, inclusive transporte de passageiros, compreendendo se as manutenções solicitadas estão sendo realizadas, se todas as obras essenciais foram executadas, além das que exigem ventilação, segurança contra incêndio, segurança contra acidentes.

De acordo com o vereador, na próxima semana existirá uma reunião com a Secretaria de Obras da Cidade, para que traga junto com ela e com os demais engenheiros que acompanharam esta obra, projetos e detalhes dos projetos do túnel do novo centro. A comissão ainda ouvirá todos os agentes incluídos na execução e manutenção do túnel. Os vereadores Alex Chaves (MDB) e Rafael Roza (Pros) também fazem parte da comissão.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: