Um edital de concorrência para a execução da Parceria Público Privada (PPP) para prestação dos serviços de iluminação de Maringá foi publicado pela prefeitura. Dessa maneira, as empresas interessadas devem entregar os envelopes de documentação e proposta no dia nove de maio, das 9h às 12h, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), encarregada por comandar o processo.
Em vista disso, a sessão pública da licitação será no dia 23 de maio, às 14 horas, também na B3, situada na rua XV de Novembro, 275, Centro Histórico de São Paulo (SP). A empresa contratada por meio da PPP será responsável pela prestação dos serviços de iluminação pública pelo período de 13 anos, o que englobará a troca de todas as lâmpadas antigas por modernas de LED e a manutenção das novas luminárias. O prazo foi determinado no estudo feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para modernização da iluminação pública.
De acordo com o secretário do Governo, Hércules Kotsifas, a revitalização da iluminação pública além de consolidar Maringá como ‘Smart City’, vai transformar o visual da cidade. “Para o município, representa economia com manutenção, sustentabilidade com a redução da emissão de gases poluentes e espaços com maior luminosidade do LED, o que proporciona mais segurança e redução de acidentes noturnos. Para a empresa, será um case importante a transformação do parque luminotécnico da terceira maior cidade do Paraná e a melhor do Brasil para se viver.”
A Cidade vai poder oferecer mais segurança para a população, promover o progresso sustentável com a diminuição da emissão de carbono, além da economia, que vai poder atingir R$1,5 milhão mensal, devido a troca das 55 mil lâmpadas situadas em praças, ruas e avenidas de Maringá.
Desse modo, no ano passado, o município fez consulta pública no decorrer de 30 dias, entre 10 de outubro e 10 de novembro, para que a população pudesse apresentar ideias, tirar as dúvidas e debater sobre os documentos da PPA. Além disso, no dia oito de novembro foi realizada audiência pública com a comunidade.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução