O Paraná ganha, nesta quinta-feira (11), mais uma unidade de uma escola que incentiva a autonomia e o protagonismo estudantil. Será inaugurada oficialmente em Londrina, no Norte do Estado, a Escola Sesi de Referência Internacional, que atenderá cerca de 500 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, em tempo integral. A primeira unidade da Escola Sesi de Referência no Paraná já funciona desde o ano passado em São José dos Pinhais.
Com ensino bilíngue e espaços de aprendizagem baseados na abordagem STEAM – sigla em inglês para as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – a Escola Sesi de Referência Internacional conta com espaços estruturados com mobiliário, equipamentos e materiais didáticos específicos para cada área do conhecimento. Dessa forma, as salas de aula se tornam verdadeiros laboratórios possibilitando a imersão dos alunos no conteúdo.
O projeto é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Sesi Nacional, em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Sesi Paraná.
Ensino bilíngue
O grande diferencial da Escola é a imersão na língua inglesa em todas as atividades, tornando o aprendizado mais significativo e possibilitando alcançar um nível de fluência maior.
As atividades são desenvolvidas em língua inglesa por meio do Laboratório de Línguas (testes de proficiência aplicados aos alunos), aulas totalmente em inglês – como Art, Writing, Ethics and Citizenship, Nature Science – e os After School Workshops, como são chamadas as atividades extracurriculares da Escola Sesi de Referência Internacional.
Saiba mais emsesipr.org.br/escolasesi/internacional.
Mês da Indústria
A inauguração da Escola Sesi de Referência Internacional de Londrina faz parte da programação do Mês da Indústria, que o Sistema Fiep promove em maio em comemoração pelo Dia Nacional da Indústria, celebrado no dia 25. A programação serve para destacar uma série de entregas de valor para o setor industrial que estão sendo realizadas em diversas regiões do Paraná.
Assessoria de imprensa
Foto – Gelson Bampi