Maringá completa 76 anos nesta quarta-feira (10), vista como a melhor cidade do Brasil para se viver por três vezes, conforme ranking da consultoria Macroplan. O ranking revela que a Cidade tem indicadores que chamam atenção na economia, educação, saúde e sustentabilidade.
Considerada como o terceiro maior município do Paraná, tem 454.146 habitantes. A Cidade registrou em 12 anos, o segundo maior crescimento populacional em números absolutos entre as cidades paranaenses. Desde 2010, ganhou 97.029 novos habitantes.
Desse modo, os dados fazem parte do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). No Paraná, o município ficou atrás somente da capital Curitiba, que registrou 124.893 novos habitantes. Em seguida, depois de Maringá, surgem na lista com os maiores crescimentos em números absolutos as cidades Fazenda Rio Grande (86 mil) e Londrina (81 mil).
De acordo com o prefeito Ulisses Maia, esse crescimento populacional apontado pelo IBGE atesta a excelente qualidade de vida do município. “Planejada, inovadora e com foco na inclusão e desenvolvimento sustentável, nossa cidade tem atraído novos moradores.”
Além disso, a Cidade é a que mais investe em saúde e infraestrutura por habitante, entre os maiores municípios paranaenses, e também tem o maior investimento em educação por aluno, conforme a 18ª edição do Anuário Multi Cidades Finanças dos Municípios do Brasil. Em infraestrutura, com obras e melhorias por toda a cidade, Maringá é a 3ª do Sul do Brasil que mais investe nesse setor.
REFERÊNCIA
Maringá é referência em práticas inovadoras, sustentáveis, empreendedoras e sociais. Com muitas atitudes em ênfase para o bem-estar da comunidade e competência nos serviços públicos, a administração municipal conquistou diversos prêmios. No ano passado foram mais de 20 premiações, que vão desde reconhecimentos internacionais. Além de premiada, a gestão municipal revela o compromisso de ações focadas para a comunidade e na construção de um município humanizado, transformador, bem cuidado e sempre à frente.
Segundo o prefeito Ulisses Maia, além dos diversos rankings que colocam a cidade em posição de destaque, os prêmios são reflexos do trabalho voltado para a comunidade. “São reconhecimentos de que estamos no caminho certo e que consolidam nossa cidade como exemplo para os outros municípios. É nosso compromisso construir uma gestão voltada para as pessoas e as premiações reforçam a qualidade dos nossos serviços.”
Os reconhecimentos fortalecem a cidade sustentável, como o prêmio Cidade Árvore do Mundo, atribuído pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e a Fundação Arbor Day, o Prêmio Gestor Público do Paraná, com o projeto Plantando o Futuro, e o título de campeã do Congresso e Premiação EpC (Escolas Pelo Clima) com o projeto ′Sustentare – Vivendo em Harmonia com o Meio Ambiente′, desenvolvido na educação infantil.
Dessa maneira, com investimentos na área da saúde, que garantem atendimentos especializados e o cuidado da população, a gestão municipal foi certificada pelo Prêmio Gestor Público do Paraná com o ′Ambulatório Transexualizador′ e recebeu a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. O potencial inteligente e empreendedor foi destacado com diversas premiações, englobando Selo Ouro do Sebrae e títulos como Cidade Empreendedora e Território Empreendedor.
Os destaques também envolvem o município humanizado e voltado às pessoas, como o reconhecimento do Selo Social para projetos esportivos, de assistência social e o planejamento dos bairros. Além disso, a Cidade brilhou com premiações de campeonatos esportivos e foi reconhecida pelo Prêmio Gestor Público do Paraná com os projetos ′Dignidade e Proteção′ e ′Embaixada Solidária′.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução