Início Destaques do Dia EstaR Eletrônico começa funcionar na cidade

EstaR Eletrônico começa funcionar na cidade

O novo sistema informatizado do Estacionamento Rotativo (EstaR) de Maringá começa a funcionar na próxima segunda-feira (15). O projeto vai permitir que os usuários façam a contratação de créditos e os pagamentos por recursos inteiramente digitais, como app de celulares ou totens de autoatendimento.

Por isso, a empresa de Marília-SP, DSIN Tecnologia da Informação, foi a vencedora da licitação aberta no ano passado. O contrato foi assinado no dia 2 de março.  A empresa já atua com o sistema de estacionamento rotativo digital em outros municípios do Paraná, como Londrina e Toledo.

O contrato integra a instalação da rede tecnológica e também de 75 totens de autoatendimento em diversas áreas de Maringá. A DSIN foi aprovada em uma prova de conceito determinada pelo município em fevereiro deste ano.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur, as vendas dos cartões físicos do EstaR terminam na sexta-feira. Quem ainda tiver os cartões, poderão usá-los até o dia 15 de junho, prazo que os motoristas terão para migrarem totalmente ao sistema eletrônico.

“Nós iniciaremos as operações com o sistema digital no dia 15 de maio. Mas, quem ainda tiver aquele cartão tradicional, com a “raspinha”, poderá usar até dia 15 de junho. Não venderemos mais o cartão físico a partir de sexta-feira. Quem não quiser ou não puder baixar o app, poderá usar os totens, onde os usuários informarão a placa do veículo e a quantidade de crédito que querem inserir. Nos próximos dias, iremos divulgar onde os totens estão instalados pela cidade.’

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob), o aplicativo que os usuários irão usar para o EstaR Eletrônico é o Estacione Legal, já disponível na PlayStore e outras lojas de app de modo gratuito. Um QR Code em placas do EstaR espalhadas pelo município redireciona o usuário para o download.

O aplicativo é o mesmo que a empresa utiliza nas outras cidades em que trabalha o estacionamento rotativo. Nele, o motorista fará o cadastro, comunicará quantos veículos quer utilizar e poderá fazer a compra dos créditos.

O secretário explica que o app já está à disposição para download, porém, ainda não é possível comprar créditos de estacionamento. “Os usuários já podem baixar, se cadastrar e adiantar o processo, mas a compra dos créditos de estacionamento só estará liberada no dia 15.”

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: