Início Destaques do Dia Mercado imobiliário está em alta na Cidade

Mercado imobiliário está em alta na Cidade

O mercado imobiliário está em alta em Maringá. Atualmente, 104 empreendimentos imobiliários residenciais estão em construção na Cidade, sendo 9.773 apartamentos, conforme o boletim de sondagem do mercado imobiliário, referente ao segundo bimestre deste ano, divulgado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR/Noroeste) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Do total, 5.626 tem até 55 metros quadrados de área privativa, voltados especialmente para as famílias que buscam comprar o primeiro imóvel e para investidores, que veem o mercado imobiliário como fonte segura de investimentos.  Com isso, dados do IBGE revelam que 32,3% dos domicílios brasileiros são alugados, e em Maringá, são quase 51 mil lares.

Desse modo, o Censo Demográfico 2022 indicou que a Cidade Canção ultrapassou 450 mil habitantes, o que demonstra crescimento de 1,9% ao ano, isto é, são aproximadamente 9 mil novos maringaenses por ano.

Conforme o engenheiro civil e diretor executivo do Sinduscon-PR/Noroeste a população precisa de um local para morar e o mercado precisa ofertar novas unidades para esse público. “Neste ano, segundo a sondagem, estão previstos os lançamentos de 32 empreendimentos residenciais, que representam 4.866 apartamentos. Estes lançamentos estão distribuídos em todas as regiões da cidade, com maior concentração na Zona 8 e zona 3, com seis e cinco empreendimentos, respectivamente”, revela.

Ainda segundo ele, como os ciclos de uma incorporação imobiliária levam aproximadamente cinco anos entre a escolha do terreno, desenvolvimento do produto, lançamento e execução da obra, as construtoras investem em inteligência de mercado, analisando as demandas da população, cenários econômicos e investimentos em infraestrutura urbana visando à assertividade nos lançamentos. “Essa estratégia tem dado resultados, tendo em vista os baixos estoques disponíveis para comercialização.”

ALVARÁS

A Prefeitura de Maringá realiza ações para estimular o crescimento do município. Com várias atitudes para garantir agilidade aos serviços prestados, no ano passado a Secretaria de Urbanismo e Habitação (Seurbh) emitiu 2.245 alvarás de construção e licenciou 2.245.317,87 m², o que quer dizer um aumento de 10% em relação a 2021. Só neste ano, de janeiro a abril, a cidade emitiu 516 alvarás de construção e licenciou 235.246,01 m².

De acordo com o secretário de Urbanismo e Habitação, Estevão Palmieri, os processos para garantia de agilidade aos serviços têm colocado a Cidade Canção como referência.

Em Maringá, o alvará e o habite-se são liberados em até 15 dias. Anteriormente, os procedimentos levavam de três a quatro meses para ficarem prontos. “Os números são reflexos das melhorias dos processos, investimentos em equipamentos, contratação de técnicos e treinamentos, o que impulsiona o crescimento e a economia da Cidade”, afirma o secretário.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: