A greve dos professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi aprovada na manhã de ontem em assembleia feita pela Seção Sindical dos Docentes (Sesduem). A greve vai começar a partir da próxima segunda-feira (15).
Já na segunda-feira, às 10 horas, no auditório da Associação dos Docentes (Aduem), será realizada uma reunião para formação dos comitês de organização da greve, que deve definir a respeito do funcionamento de atividades essenciais e organizar outras ações no decorrer do período de greve.
Assim, a expectativa das direções é que a greve possa pressionar o governo para abrir uma mesa de negociação pela reposição salarial, e também para apresentar prazos exatos em relação à proposta de carreira docente.
Além disso, o movimento de greve terá a tarefa de expandir a discussão com a comunidade e com toda a sociedade sobre a precariedade que os governos têm cobrado às universidades públicas e construir uma luta com toda a população pelo direito de ter um ensino público, gratuito e de qualidade.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução