Início Colunistas Como melhorar seus hábitos e obter melhores resultados

Como melhorar seus hábitos e obter melhores resultados

Bons hábitos começam com essa percepção: Quando você lê escrevendo num papel a parte, o feedback de seus neurônios te dizem que a letra “b” é mesmo a letra “b” e a letra “a” é a letra “a”. Quando você apenas digita, não tem esse feedback, é tudo igual.

Imagine que você está segurando uma mangueira de jardim dobrada no meio. Um pouco de água pode fluir, mas não muito. Se quiser aumentar a quantidade de água que passa pela mangueira, você tem duas opções. A primeira é abrir mais a torneira e forçar mais água a sair. A segunda é simplesmente remover a dobra na mangueira e deixar a água fluir naturalmente.

Tentar melhorar sua motivação para criar um hábito difícil é como forçar a agua através de uma mangueira dobrada. É possível, mas requer muito esforço e aumenta a tensão em sua vida. Enquanto isso, tornar seus hábitos simples e fáceis é como remover a dobra da mangueira. Em vez de tentar superar a resistência em sua vida, você a reduz. Ao decidir onde praticar um novo hábito, é melhor escolher um lugar que já esteja no caminho da sua rotina.

Os hábitos são mais fáceis de criar quando se encaixam-no fluxo de sua vida. É mais provável que você não falte à academia se ela estiver em seu caminho para o trabalho, porque parar não entra em grande conflito com seu estilo de vida. Em comparação, se a academia estiver fora de seu trajeto normal – mesmo que seja por apenas alguns quarteirões -, você precisará “sair do seu caminho” para chegar lá.

Quantas vezes começamos hábitos em ambientes de alta resistência. Por exemplo, tentamos seguir uma dieta rigorosa enquanto saímos para jantar com os amigos. Tentamos nos concentrar usando um celular cheio de distrações… mas não precisa ser assim

Foi exatamente isso que os fabricantes japoneses de eletrônicos começaram a fazer nos anos 1970, enfatizando aquilo que eles chamaram de “produção enxuta”, buscando implacavelmente remover resíduos de todos os tipos de processos de produção, redesenhando espaços de trabalho, para que os trabalhadores não precisassem perder tempo se virando e se contorcendo para alcançar suas ferramentas.

A verdade é que os produtos japoneses ficaram nessa época mais confiáveis que os produtos americanos e suas fábricas mais eficientes. Em 1974, as chamadas para assistência técnica de televisores coloridos de fabricação norte americana eram cinco vezes mais comuns do que em produtos japoneses e em 1979 os trabalhadores norte americanos levavam três vezes mais tempo na montagem de seus produtos em comparação com os japoneses.

O autor James Suroweichi refere-se a essa estratégica japonesa como SOMA NA SUBTRAÇÃO. Os japoneses procuraram por todos os pontos de resistência no processo de fabricação e os eliminaram. Ao SUBTRAIR o esforço desperdiçado, eles ADICIONARAM clientes e receita.

Se você analisar, nos dias de hoje, os produtos mais formadores de hábitos, vai notar que uma das coisas que esses produtos e serviços fazem MELHOR é remover pequenas resistências em sua vida. Por exemplo, se é um serviço de entrega delivery reduz a resistência de se comprar mantimentos. Assim também aplicativos de transporte, serviços de compartilhamento de carona ou e-mails que reduzem a resistência de se enviar uma carta pelo correio.

Para refletir, a ideia central é criar um ambiente em que fazer a COISA CERTA é o MAIS FÁCIL POSSÍVEL. Grande parte da batalha de construir hábitos melhores se resume a encontrar maneiras de reduzir nossas resistências associadas aos nossos bons hábitos e aumentar a resistência associada aos maus.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: