Início Destaques do Dia Primeira morte por dengue é confirmada no município

Primeira morte por dengue é confirmada no município

A primeira morte por dengue em Maringá foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. A confirmação está no boletim de arboviroses publicado pela mesma no dia 4 deste mês.

A vítima é uma mulher de 49 anos que começou sentir sintomas no dia 7 de abril e morreu menos de uma semana depois.

Desse modo, o boletim mais recente é da última quarta-feira, sendo que 158 novos casos foram confirmados no município. No total, são 1.558 casos comprovados desde o começo do atual ciclo epidemiológico, em agosto do ano passado. Existem ainda 261 casos suspeitos para serem analisados.

A morte confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde ainda não foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde.

MUTIRÃO

Três bairros de Maringá vão receber o mutirão de combate à dengue neste sábado. Realizado pela prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e Limpeza Urbana (Selurb), a ação ocorrerá no Jardim Aclimação, no Parque da Gávea e no Parque Lagoa Dourada.

Os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) vão visitar os imóveis dos bairros das oito às 14 horas. Na região existem aproximadamente 1,3 mil imóveis, isto é, uma população de mais de 2 mil pessoas. 

Já os servidores da Selurb vão trabalhar em locais onde existem descarte irregular de lixo, fazendo a limpeza nas ruas Pioneiro Guarino Basseto (Jardim Batel), Almerinda Silveira Coelho (Jardim Sumaré), Antônio Peruzzi (Jardim Andrade) e Mafalda Guise Negri (Jardim Sumaré). No decorrer desta semana, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) faz a notificação dos imóveis em desacordo com a legislação municipal.

CUIDADOS
A melhor maneira de prevenir a dengue, chikungunya e zika vírus é evitar o acúmulo de água parada, onde o mosquito transmissor se prolifera. Entre as normas que devem ser adotadas estão: fazer a limpeza do quintal e o descarte correto de materiais, fechar o saco plástico de lixo e manter a lixeira fechada, lavar a vasilha de água de animais domésticos, retirar a água acumulada de plantas, tratar a água de piscinas com cloro, entre outros atos.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: