Em mais uma de minhas inúmeras viagens, desta vez eu saía de Brasília rumo a Belém, comecei a ler uma matéria interessante e percebi que eu conhecia a personagem que a matéria citava, quando estive fazendo uma palestra na Convenção da Avon.
Trata-se de Márcia Cavalheiras que há cinco anos era uma das milhares de mulheres desempregadas em Osasco na Grande São Paulo e que acabava de virar notícia no famoso e tradicional The Wall Street Journal. Ela mereceu destaque porque, desde o desemprego, quando chegou a uma situação de penúria, a ponto de até ter de receber alimentos distribuídos pela igreja católica do bairro onde morava. Mas ela não se deixou abater e embrenhou-se no setor de vendas de cosméticos porta-a-porta.
Aos 38 anos, ela comanda cerca de mil mulheres vendedoras de produtos de marcas famosas como Avon e Natura, além de uma infinidade de cosméticos não tão famosos, mas de alto consumo nas camadas mais humildes da população. Com isso, satisfaz um dos setores mais prósperos da economia.
A sua história é repleta de lances de coragem, empreendedorismo e criatividade. Ela própria, ao entrar no ramo como vendedora, batia de porta em porta e acabou, com isso, adquirindo experiência para montar um negócio de sucesso. Primeiro percebeu que muitas de suas clientes preferiam comprar cosméticos na porta de casa em vez de ir a uma loja porque tinham, assim, uma rara oportunidade de conversar, falar dos filhos, das coisas da vida. Além disso, Márcia aprendeu que entre as pessoas de baixa renda, os níveis de inadimplência são desprezíveis. Acabou se tornando uma das principais vendedoras da Avon, até que decidiu formar seu próprio exército de vendas.
Na direção de um velho Fiat 147 do marido, Márcia passou a percorrer as favelas onde tinha clientela e oferecer emprego de vendedora às mulheres mais desinibidas. Logo conseguiu formar um grupo coeso e produtivo que ela mesmo treinou. Passou, então, a comprar produtos no atacado e repassar a suas vendedoras. O esquema funciona até hoje e o contrato é simples. Ela entrega o produto em consignação e depois fica com a terça parte da comissão e a vendedora com o restante. Seu negócio prosperou tanto que algumas vendedoras mais experientes já montaram subgrupos que compram os cosméticos de Márcia, no atacado.
A certa altura do desenvolvimento dos negócios, a empreendedora descobriu que um dos grandes entraves na vida das vendedoras eram os problemas corriqueiros de saúde e as longas horas de espera nas filas do atendimento hospitalar público. Foi então que ela procurou um hospital particular e, com um grupo de 300 interessadas, fechou um convênio de atendimento, para satisfação de ambos os lados. Mais adiante, Márcia conseguiu que um banco abrisse contas sem exigir das vendedoras mais pobres um depósito mínimo. Agora como pessoa jurídica, ela é a terceira vendedora mais importante da Avon. Além disso, vende cosméticos de mais 12 marcas.
É impressionante notar que muitas das vendedoras, por sua origem humilde, segundo relato de Márcia, não passariam nos testes para serem vendedoras de muitas empresas, principalmente as grandes. No entanto, pelo simples fato de terem a oportunidade de trabalho, transformaram-se rapidamente, tornando-se ótimas negociantes e melhorando substancialmente o padrão de vida delas e de suas famílias.
Um exemplo de vida, de coragem e de trabalho. Esta mensagem é o exemplo de uma pequena gota de otimismo real que com outras, nos ajudam a formar um país melhor.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.