Início Destaques do Dia SAS busca local para instalar abrigo provisório de inverno

SAS busca local para instalar abrigo provisório de inverno

A Secretaria de Assistência Social de Maringá (SAS) está em busca de um local para instalar um abrigo provisório de inverno, visto que nesta estação a procura por vagas aumenta. Desse modo, o intuito é fazer como em 2021, na Vila Olímpica, que foram ofertadas 30 vagas.

A princípio, a ideia era usar uma estrutura pública no Conjunto Champagnat, porém, os moradores se mobilizaram e pediram para que o lugar não fosse transformado em abrigo provisório, pois existia uma promessa da gestão municipal de uma construção de um centro esportivo.

Assim, por meio de nota, a Arquidiocese de Maringá manifestou apoio aos moradores. “Compreendendo também as preocupações e desconforto das comunidades diante deste projeto, cogitou-se alternativas para que esse acolhimento se desse sem o desgaste e a indisposição dos moradores circunvizinhos.” Diante disso, a Arquidiocese está disposta a ajudar na procura por um novo espaço.

Segundo a secretária de Assistência Social, Sandra Jacovós, ainda não existe um lugar estabelecido. Dessa maneira, a população cobra da prefeitura uma ação a respeito dos moradores de rua. Todos os anos as equipes das SAS saem às ruas na Operação Inverno quando o clima fica abaixo de 10º. Existe também uma procura espontânea nas entidades que atendem a população.

VAGAS

A Secretaria de Assistência Social (SAS) tem convênio com o Albergue Santa Luzia de Marillac e com a Comunidade Católica Coração Eucarístico de Jesus. As duas entidades recebem recursos da cidade e oferecem 110 vagas para moradores de rua ou para pessoas de passagem por Maringá e que não têm onde passar a noite. No inverno, como a procura por vagas cresce, serão abertas mais 65 vagas nas unidades.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: