O fogo na cadeia pública feminina de Alto Paraná foi provocado por um curto-circuito em uma das celas e das 16 presas atingidas, 6 foram internadas em estado grave.
O fogo destruiu a cela onde estavam as detentas na noite de segunda-feira e o Corpo de Bombeiros de Paranavaí chegou a tempo de evitar que todo o prédio fosse atingido pelas chamas. Os funcionários do complexo prisional tentaram apagar o fogo com a utilização de extintores e conseguiram evitar que as chamas atingissem outras celas da mesma ala. Os gritos de desespero das presas chamaram a atenção dos moradores do entorno, muitos dos quais correram para o local para ajudar o trabalho dos funcionários e dos bombeiros.
As 10 mulheres que estavam na mesma cela foram levadas para o Hospital Municipal de Alto Paraná e as 6, que ficaram em estado grave, foram levadas para a Santa Casa de Paranavaí. O Departamento Penitenciário do Paraná (Deppen) transferiu 31 detentas que estavam em outras celas para a Penitenciária Estadual de Maringá. Outras 11 prisioneiras, que se encontravam em uma cela mais distante do fogo, continuarão no mesmo presídio.
Redação JP
Foto – O bem dito