Neste sábado, das 8h às 14h, os Agentes de Combate à Endemias (ACEs) de Maringá fazem mais um mutirão de vistorias em residências. A ação vai ser na região do Conjunto Residencial Requião I e II, no trecho entre a Avenida Guaiapó e a Rua Almerinda Silveira Coelho e entre as ruas Arlindo Urgnani e Arziro Moreschi. Na região, existe cerca de 1,3 mil imóveis e mais de 2,4 mil moradores.
Além das vistorias nas residências, as equipes da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) vão fortalecer a limpeza em fundos de vale e nos pontos onde existe descarte irregular de lixo na região norte do município. Os resíduos descartados de modo errado são potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Assim, a comunidade pode ajudar no combate do descarte irregular e denunciar os casos. As denúncias devem ser realizadas por meio da Ouvidoria Municipal no aplicativo Ouvidoria 156 Maringá, no site ou pelo telefone 156. É preciso que o reclamante reúna o máximo de informações possíveis, como fotos, vídeos e placa do veículo para que o infrator seja identificado e multado.
Para fortalecer as ações de fiscalização, na próxima semana, entre segunda-feira (29) e sexta-feira, (2), a Secretaria de Fazenda (Sefaz) fará a autuação dos imóveis em desacordo com a lei na região do Conjunto Requião.
CASOS DE DENGUE
Em novo boletim publicado na última terça-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), foi confirmado 12.206 casos de dengue e nove óbitos em consequência da doença no Paraná. Agora, são 66.289 diagnósticos confirmados e 51 mortes desde o começo do atual período epidemiológico, em julho de 2022.
Os óbitos ocorreram entre março e maio de 2023 nas cidades de Foz do Iguaçu (mulher, 57 anos sem comorbidades); Ibiporã (dois homens, de 69 e 64 anos, e uma mulher de 78 anos, todos com comorbidades); Londrina (mulher de 64 anos com comorbidade e um homem de 68 anos sem comorbidades); Andirá (mulher de 69 anos com comorbidades); Palotina (homem de 64 anos com comorbidades); e Toledo (homem de 68 anos com comorbidades).
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, mesmo com o começo das estações mais frias e tempo mais seco, é importante que as ações de combate à dengue continuem. “Precisamos que a população esteja alerta e faça sua parte, eliminando os criadouros do mosquito da sua residência e quintais.”
Com isso, são 345 municípios das 22 Regionais de Saúde com casos confirmados. Entre essas cidades, 295 possuem casos autóctones, ou seja, quando a doença é contraída no lugar de residência.
As regionais com mais casos confirmados são Londrina (23.773), Foz do Iguaçu (8.683), Maringá (7.049), Paranaguá (4.398) e Paranavaí (4.194).
CHIKUNGUYA
Além da dengue, o boletim também mostrou nesta semana 101 novos casos de chikungunya. O Paraná totaliza agora 550 diagnósticos confirmados da doença.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução