Início Destaques do Dia Município participa da 29ª edição do Dia do Desafio

Município participa da 29ª edição do Dia do Desafio

O Dia do Desafio completa 29 edições nesta quarta-feira (31). Neste ano, o tema é “Muito mais que um dia!”, com o objetivo de incentivar a integração da prática de atividades físicas e esportes na rotina de indivíduos de todas as idades. Maringá vai participar do evento.

Em Maringá, não haverá competição com outra cidade, pois o desafio será superar a própria meta, ou seja, superar o número de participantes da edição anterior.

Maringá tem uma população estimada em 403 mil habitantes e nas edições de 2019, 111.623 pessoas participaram, uma estimativa de 31,26% e no ano passado foram 115.514 maringaenses aderiram ao desafio, 32,35% da população. Lembrando que em 2020 e 2021 o desafio foi virtual, por conta da pandemia.

A programação consiste no Centro Esportivo Três Lagoas às 8h com ginástica localizada, e às 9h, com treinamento funcional 60+. Já no Centro Esportivo Zona 5, às 8h vai iniciar a ginástica localizada, e às 9h, basquete da terceira idade. No Centro Esportivo Jardim Catedral, às 8h será o aulão com alongamento, e às 9h, vôlei câmbio 50+. Mais tarde, às 15h30, será futsal sub 15.

No Centro Esportivo Mandacaru, as atividades começam às 8h10, com aula funcional. 10h é a vez da aula de karatê. Na parte da parte, às 14h, terá aula de vôlei para crianças e adolescentes de 09 a 17 anos. Também haverá aula de karatê. No Centro Esportivo Jardim Paulista, às 8h será o aulão de pilates, e às 9h, o aulão de jump, que terá 40 vagas disponíveis. E, por fim, na Vila Olímpica, na esplanada, às 17h será a vez do aulão de ritmos, e às 17h45, aulão de jump.

Desse modo, o evento é uma das mais importantes campanhas mundiais de combate ao sedentarismo. Neste dia, as unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) de todo Brasil e as instituições parceiras vão convidar o público para vivenciar e praticar atividades físicas e esportivas com a ocupação de lugares de modo acolhedor. A programação completa está disponível no site www.diadodesafio.org.br.

SOBRE O EVENTO

O Dia do Desafio é feito todos os anos na última quarta-feira do mês de maio e tem como propósito conscientizar a população a respeito da importância de preservar a saúde e o bem-estar por meio da prática constante de atividades físicas.

Além disso, a data estimula organizações e instituições públicas e privadas a refletirem acerca do estímulo e oferta de exercícios físicos e esportivos, assim como proporcionar a criação de políticas públicas em prol desse assunto.

Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas de maneira contínua. O Sesc São Paulo coordena o evento no Brasil desde 1995 e, no continente americano, desde 2000.

O evento é uma atitude da TAFISA – The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO e é organizado por municípios, instituições e pessoas em parceria com secretarias, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias, dentre outras. Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos atuando em parceria para incentivar as comunidades a adotarem um estilo de vida mais ativo.

De acordo com Carol Seixas, gerente da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc São Paulo e da coordenação do Dia do Desafio no continente americano, serão oferecidas ao público em geral atividades diversas, cuidadosamente planejadas em todo o Continente Americano, proporcionando a participação de pessoas com ou sem experiência, para que possam compreender os benefícios das atividades físicas, valorizando o autocuidado e um tempo de qualidade para si próprio no cotidiano. “A 29ª edição do Dia do Desafio fortalece o compromisso entre todas as instituições promotoras do evento com os objetivos previstos para as próximas três edições, com destaque para ações que apresentem propostas de ressignificação de espaços voltados às pessoas, tornando assim as cidades mais humanas, acolhedoras e acessíveis a toda população.”

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: