Início Destaques do Dia Maringaenses ainda não se acostumaram com EstaR eletrônico

Maringaenses ainda não se acostumaram com EstaR eletrônico

De acordo com dados de 2021, Maringá tem uma das maiores frotas do Paraná, com 322 mil veículos, sendo um para cada 1,33 habitante, segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), e com quase 20 dias de funcionamento, apenas 13.720 maringaenses baixaram o aplicativo ‘Estacione Legal’ do novo sistema digital de Estacionamento Rotativo (EstaR), da prefeitura. Os dados são da Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob).

Juliana Souza é representante comercial e baixou o aplicativo assim que ficou disponível. “Confesso que achei fácil de início, mas quando comecei a mexer neste, mesmo que de forma intuitiva, apanhei um pouco. Na primeira semana já levei uma multa, tinha uma no para-brisa do carro, parecia cupom de mercado, quase joguei fora”, disse.

Ela revela que o aplicativo é prático e já se acostumou, porém, existem familiares que ainda não fazem uso do serviço de modo digital, normalmente os mais idosos. “É complicado para os mais velhos se adequarem, mas com paciência e o tempo, creio que usarão e tirarão de letra.”

NOVO SISTEMA

Os motoristas podem cadastrar os veículos e carregar os créditos, sem precisarem ir até uma cabine ou deixar o ticket no veículo. Para acessar o novo sistema, o usuário precisa baixar o aplicativo ′Estacione Legal′, buscar pela cidade de Maringá, fazer cadastro e registrar a placa do carro. Dessa forma, é possível colocar valores de créditos diretamente no aplicativo e a recarga pode ser feita com muitas maneiras de pagamento. Quando o usuário estacionar e acessar o sistema, depois de 30 minutos de tolerância, o aplicativo inicia o desconto automático dos créditos, relativo ao período de duas horas de estacionamento, ou seja, na área azul 120 minutos e área verde 180 minutos. 

Caso o usuário saia do sistema em tempo inferior ao máximo autorizado, é possível resgatar os créditos não usados, desde que seja pedido. Assim, é cobrado somente o tempo utilizado. Se o motorista ainda estiver usando a vaga depois de duas horas, o aplicativo envia uma notificação de irregularidade. A fiscalização também é fortalecida por meio dos orientadores de estacionamento rotativo e viaturas com câmeras que contribuem com o rastreamento de veículos irregulares.

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, o usuário que optar por adquirir um ticket avulso terá esse direito. “Os usuários que preferirem não utilizar o aplicativo poderão adquirir o ticket avulso eletrônico em 50 pontos distribuídos pela cidade. Para utilizar um ticket eletrônico, o usuário deverá cadastrar a placa do carro, pagar o crédito e guardar o comprovante, não sendo necessário voltar no automóvel. Porém, como este usuário não fez o cadastro no aplicativo, caso haja notificação, ela será realizada pelos orientadores de estacionamento rotativo, como já é feito atualmente.”

Os agentes também fazem a comercialização dos tickets eletrônicos avulsos. Os talões impressos anteriores ao novo sistema podem ser usados até o dia 15 de junho. “Após este período, os tickets de papel não serão mais aceitos, mas poderão ser trocados por créditos digitais na sede do EstaR”, diz o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur. A sede do EstaR fica situada na Rua Neo Alves Martins, 2597. 

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

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