Início Maringá Óleo Zero e Maringá pelo Clima serão lançados na Cidade

Óleo Zero e Maringá pelo Clima serão lançados na Cidade

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5), a Prefeitura de Maringá preparou programação especial com várias atividades. Com isso, na Semana do Meio Ambiente, entre os dias 5 e 7 junho, serão lançadas novas iniciativas para fortalecer atos práticos da administração municipal que contribuem com a agenda climática e a preservação ambiental. Dessa maneira, ao longo da abertura na segunda-feira, às 14h, haverá o lançamento do Projeto Óleo Zero, considerado o maior programa da história do município para reciclagem de óleo de cozinha usado, e o Programa Maringá pelo Clima. A programação da semana também engloba a criação do primeiro Pomar Urbano Sensorial de Maringá.

A princípio, o Óleo Zero vai atender aproximadamente 70 mil moradores de 350 condomínios da cidade. A iniciativa é feita pelo município em parceria com a empresa FurioRecicla e a Euro Administradora de Condomínios, que corresponde na instalação de recipientes específicos nos condomínios para descarte do óleo. Assim, cada 1 litro de óleo recolhido vai retornar para o condomínio em produtos de limpeza produzidos a partir da substância descartada. Depois da primeira etapa, a ideia é expandir a iniciativa para outros condomínios e instalar pontos de coleta por Maringá.

A programação de abertura também reúne o lançamento do Programa Maringá pelo Clima, para estimular a adoção de medidas por empreendimentos privados a favor do clima. Pelo programa, a cidade também vai desenvolver ações de diagnóstico das emissões de gases de efeito estufa, como o inventário municipal de emissões, para planejar e elaborar o Plano Municipal de Mudanças Climáticas.

Em vista disso, no decorrer da semana, também haverá a assinatura do convênio de licenciamento ambiental pleno, o que vai garantir a rapidez às solicitações. O cronograma de atividades abrange o lançamento do primeiro pomar urbano sensorial, debates técnicos, palestras, mesa redonda a respeito de mudanças climáticas e outras atividades.

PET PARA PET                                                                     

A Semana Mundial do Meio Ambiente acontece de 5 a 9 de junho com o propósito de chamar a atenção de toda a população a respeito dos problemas ambientais e para a necessidade da preservação dos recursos naturais.

Dessa forma, neste ano o assunto é “Combate à poluição plástica”, visto que somente uma pequena parte das mais de 200 mil toneladas de plásticos a base de fósseis fabricados a cada ano são reciclados, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, (PNUMA).

O PNUMA aconselha quatro principais atos para lidar com a poluição plástica até 2040: reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação. Diante disso, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista de Maringá criaram a campanha: Pet para Pet.

Segundo a professora da turma, Susy Meire de Osti, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de estimular e agir perante os problemas ambientais vistos no mundo. “As crianças estavam preocupadas principalmente com a grande quantidade de lixo produzida. Diante de alguns questionamentos, os alunos trouxeram a ideia de arrecadar tampas plásticas que descartamos diariamente em nosso dia a dia.”

Com isso, em uma roda de conversa, surgiu a ideia de ajudar animais de rua e simultaneamente contribuir com o processo de reciclagem e arrecadação de tampinhas plásticas. Para juntar as duas ações, as crianças vão doar as tampinhas arrecadadas para uma ONG que atende animais de rua.

A ação é efeito do Projeto de Intervenção Social (PIS), feito por turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de todos os anos. O intuito é escolher um assunto de interesse dos estudantes, estudá-lo de modo transversal em todas as disciplinas e também realizar uma ação concreta para a comunidade.

Para participar da campanha Pet para Pet, basta levar as tampinhas até o Colégio Marista, entre os meses de junho a outubro.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: