Em qualquer situação na vida, sempre temos três opções: podemos mudar, podemos aceitar ou podemos deixar para lá.
Se você quiser mudar, então é um desejo e isso lhe causará sofrimento até que consiga mudar. Portanto, não tenha muitos desejos. Em qualquer momento da vida, escolha um GRANDE DESEJO, mantendo assim o propósito chamado de ÚNICA COISA e a MOTIVAÇÃO necessárias para isso.
Então digamos que você me pergunte: Por que não dois? Porque pode acabar se distraindo. Um só já é bem difícil. Estar em paz está relacionado a ter a mente livre de pensamentos. E muito da clareza provém do fato de vivermos no momento presente. É muito difícil focar o agora se estiver pensando: “Eu tenho que fazer isso. Eu quero aquilo. Isso precisa mudar”.
Como eu coloquei nessa pauta, você sempre terá três opções: mudar, aceitar ou deixar para lá. O que não é uma boa opção é ficar sentado por aí desejando mudar algo, mas sem mudar, querendo deixar algo de lado, mas sem abandonar nem aceitar o que quer que seja. Essa luta é responsável pela maior parte de nossa tristeza. Acho que uma das coisas que busco repetir para mim mesmo é uma única palavra: ACEITE.
Eu te pergunto: O que é aceitação para você? Penso que é ficar bem, não importando o resultado. É estar equilibrado e centrado. É dar um passo atrás para conseguir ver o todo e até para depois dar cinco passos à frente.
Nem sempre conseguimos o que queremos, mas às vezes o que está acontecendo é para o melhor. Quanto mais rápido você aceitar isso como realidade, mais rápido poderá se adaptar a ela.
É muito difícil alcançar a aceitação. Tento lançar mão de alguns truques, mas não diria que são totalmente bem-sucedidos. Um deles é parar e analisar momentos de sofrimento pelos quais passei antes. Daí eu anoto. O que aconteceu na última vez que seu negócio fracassou ou que você teve um problema de saúde?
Outro truque para pequenos aborrecimentos, quando acontece algo, parte de mim reage negativamente, mas aprendi a me perguntar mentalmente: “O que há de positivo nessa situação? Onde está a benção disfarçada que ainda não vi?”.
Mesmo que você não consiga pensar em algo positivo, pode dizer que o universo vai te ensinar algo. Então pode parar, ouvir, enxergar e aprender.
Como você aprende a aceitar coisas que não pode mudar? Basicamente tudo se resume a um grande truque, se é que podemos chamar assim: aceitar a morte. Quando a olhamos e reconhecemos, em vez de fugir dela, vemos que irá nos trazer um grande sentido à vida: Passamos tempo demais na vida tentando evitá-la, como se buscássemos a imortalidade. Se você é religioso, tem a crença da fé, estará bem amparado. Mas pense comigo, ninguém deixará legado para ninguém. Nosso filhos também irão morrer, nossos netos, nossas obras se tornarão pó, nosso planeta, nosso sistema solar.
O que eu quero dizer? Que a vida é um sopro. Permanecemos por aqui por um tempo muito breve e é até futilidade tudo o que estamos fazendo, brigando, aceitando ou não, parece que se trata de um jogo. Mas pode ser um jogo divertido. A viagem pode ser tão boa quanto o destino e a felicidade não está somente no destino e sim na viagem. O importante é experimentar a nossa realidade ao longo da vida e ver essa vida de uma maneira mais positiva.
Um dia vamos morrer e nada vai ter importância. Então, aproveite. Faça algo positivo. Transmita fé e amor. Faça alguém feliz. Ria mais. Aprecie cada momento. E faça o seu trabalho!
Como disse certa vez o poeta português Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.