Início Destaques do Dia Município apresenta crescimento no fluxo de veículos

Município apresenta crescimento no fluxo de veículos

Com mais de 20 dias de modificações no sentido de duas ruas no centro de Maringá, pessoas começaram a relatar o crescimento no fluxo de veículos em vias que já eram movimentadas. Assim, alguns aplicativos que monitoram o trânsito em tempo real revelam lugares que ficam com o trânsito comprometido em horários de pico.

Consequentemente, as mudanças ocorreram nas ruas Saldanha Marinho e Piratininga. Desde o dia 22 de maio, a Saldanha Marinho virou pista de mão única para quem vai sentido bairro-centro, entre as avenidas Colombo e João Paulino Vieira Filho. Já a Piratininga também teve a mesma modificação, com sentido único bairro-centro, abastecendo as avenidas João Paulino Vieira Filho e a Rua Joubert de Carvalho.

Alguns motoristas acreditam que a alteração fez o trânsito expandir na região do Novo Centro, em avenidas como a São Paulo e Duque de Caxias. Com isso, aplicativos monitoram o trânsito em tempo real, como o Waze, confirmam a situação. Ontem de manhã, entre seis e oito horas, as duas vias eram vistas como as mais movimentadas do centro do município.

O secretário de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob), Gilberto Purpur, disse que a pasta já está a par do aumento do fluxo de veículos em algumas vias. Ele não acredita, contudo, que o problema esteja nas modificações de sentido das ruas. “Fizemos uma contagem com nossos técnicos recentemente, pois temos várias contagens de fluxo de veículos em muitos cruzamentos da cidade. Não foi a mudança da Piratininga e Saldanha Marinho que fez piorar o trânsito na Avenida São Paulo, até porque o fluxo de veículos na Saldanha Marinho era, costumeiramente, muito baixo, não dá 1% do que trafega pela Avenida São Paulo. Ainda que desviássemos todo o trânsito da Saldanha Marinho para a São Paulo, não teríamos esse problema.”

Ainda segundo ele, nas avaliações realizadas por técnicos da Cidade, um dos problemas estaria vinculado com o tempo de demora dos semáforos de três estágios.

“Nós temos, da região da Avenida Tiradentes, Horácio Racanello e Mauá, semáforos de dois estágios, que tem um tempo de verde muito similar ao de vermelho. Quando chegamos na Bento Munhoz, chegamos aos semáforos de três estágios, que o tempo de verde é pequeno e o de vermelho é muito grande. É nesses dois cruzamentos que estão ocorrendo problemas. Estamos estudando alternativas que temos para solucionar esse problema”, relevou.

ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO

O trecho da Avenida Carneiro Leão, entre as avenidas Paraná e Parigot de Souza, vai voltar a ter dois sentidos a partir do próximo domingo (18). A modificação permite que os motoristas acessem a Avenida Carneiro Leão diretamente da Avenida Paraná. 

Conforme o secretário Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, a alteração garante mais fluidez para o trânsito na região central e melhora a mobilidade no sentido Leste-Oeste. Ele enfatiza que os motoristas devem estar atentos ao cruzamento da Avenida Carneiro Leão com a Avenida Parigot de Souza, para não entrarem na contramão. “O trecho foi sinalizado, com a instalação de placas comunicando a mudança do sentido, e houve substituição dos semáforos existentes por novos. Os agentes da Semob também estarão no local para orientar os motoristas.”

DECRETO DO ESTAR

O decreto nº 1324/2023 que regulariza o EstaR em Maringá foi divulgado na edição do Diário Oficial do município na última segunda-feira (12). Em vista disso, o documento tem 13 capítulos e diz sobre o tempo de permanência, o uso do ticket, da reserva de vagas, fiscalização, uso do tempo de tolerância, vagas especiais, entre outros. A fiscalização é feita pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Dessa maneira, o decreto dispensa a Semob da responsabilidade por objetos ou valores em veículos estacionados. O motorista que estaciona e mantém em uma vaga pelo tempo máximo permitido, não pode trocar de vaga por outra situada no mesmo lado ou face de uma mesma quadra.

A permanência do condutor ou de outro indivíduo no interior do veículo não desobriga a utilização do ticket de estacionamento Área EstaR de Maringá. Sendo assim, o condutor o proprietário do veículo que quiser usar vagas para objetivos comerciais, beneficentes, de propaganda, caçamba, mudança ou outros motivos, deve pedir autorização para a Semob, porém, precisa pagar pelo uso da vaga de estacionamento.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: