Os vereadores Sidnei Telles e Rafael Roza, que pertencem a Comissão de Estudos sobre o Túnel do Novo Centro, percorreram ontem de manhã toda a extensão da linha férrea no perímetro urbano da Cidade. Com isso, o propósito foi analisar a segurança do lugar.
Conforme o presidente da Comissão e vereador Sidnei Telles, visualmente não foi verificado nenhum problema ou risco de segurança. “Recebemos um treinamento de segurança antes e depois recebemos todos os EPIs necessários, como, capacetes, pederneira, botas, protetor auricular, óculos de proteção. O trânsito de trens foi suspenso pelo período e fomos com um carro específico, um carro sob trilhos para poder fazer a vistoria. Paramos no local da obra. A obra da Sanepar já está terminada, falta apenas a retirada dos materiais não servíveis, para poder já ficar livre o túnel”, diz.
Ainda segundo ele, não foi encontrado vestígios de moradores de rua e existem goteiras, porém, são poucas. “Mesmo assim a pergunta que fica é quem é o responsável por ficar acompanhando e verificando continuamente as condições do túnel e os reparos necessários, uma vez que toda e qualquer obra tem vida útil e necessidade de manutenção. Isso não está claro, a equipe nos acompanhou e afirmaram que não responsabilidade deles. Então, estamos caminhando para receber toda a documentação e fazer toda a verificação necessária, uma vez que o DNIT reconhece que a obra foi feita com conhecimento e autorização da então rede ferroviária que faz parte do DNIT Ferrovia.”
Além do muro de arrimo, os vereadores verificaram desde o local que está em nível, que é na avenida Paranavaí em direção a rodovia e o túnel anterior.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução