Com o Programa Zonas Especiais de Interesse Social (ProZeis), idealizado pela administração municipal em 2018, a Prefeitura de Maringá conquistou o primeiro lugar do Prêmio Cidades Sustentáveis, ação do Instituto Cidades Sustentáveis que reconhece as melhores práticas dos municípios na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A cerimônia de premiação foi na noite da última sexta-feira (16), em São Paulo.
Dessa forma, a gestão municipal conquistou o primeiro lugar da premiação na categoria ′Social′ entre cidades de 101 a 500 mil habitantes. Com isso, por meio do ProZeis, a Prefeitura de Maringá garante casa própria para centenas de famílias que recebem até três salários mínimos. A política pública, referência nacional na área de habitação de interesse social, muda áreas que antes não poderiam receber construções em lugares de habitação popular. O financiamento dessas habitações tem condições especiais, com valor mais baixo do que o aluguel.
Assim, a cerimônia de premiação ocorreu no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e teve a participação de muitas autoridades, englobando lideranças empresariais e da sociedade civil organizada, além de representantes do Sistema das Nações Unidas no Brasil.
O secretário de Urbanismo e Habitação, Estevão Palmieri e a diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), Bruna Barroca, receberam a premiação representando a Cidade. No último sábado (17), Maringá apresentou a política de habitação para outros municípios no decorrer da ′Rodada de Prefeitos′.
Segundo o prefeito Ulisses Maia, a premiação revela a importância das políticas públicas da administração municipal para garantir o direito das pessoas à moradia. “Somos uma das únicas cidades do Brasil a investir recursos próprios em habitação social. Com o ProZeis, proporcionamos acesso à moradia para famílias que no mercado formal não conseguiam devido aos valores. Além disso, garantimos moradias em regiões com infraestrutura completa e próximas aos equipamentos públicos e serviços básicos.”
Desde a criação em 2018, 400 famílias realizaram o sonho da casa própria por meio do Prozeis pela Diretoria de Habitação da Secretaria de Urbanismo e Habitação. Em maio deste ano, foi entregue o ′Residencial Manacá′, o empreendimento mais recente do programa e que conta com 224 apartamentos. Além disso, outras 1.852 unidades de apartamento estão em andamento.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução