Com sustentabilidade e inovação, Maringá é o terceiro município mais populoso do Paraná e com o maior crescimento populacional entre as três maiores cidades. Dessa forma, excelentes indicadores, comprovados a partir do desenvolvimento sustentável e das políticas públicas garantem qualidade de vida e atraem novos moradores.
Maringá cresceu 14,7% e atinge 409.657 habitantes, de acordo com os primeiros resultados estabelecidos no Censo Demográfico de 2022 publicados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com isso, a Cidade ganhou 52.580 novos habitantes e teve crescimento populacional maior que os dois primeiros municípios mais populosos do Estado, sendo Curitiba com 1.773.733 moradores e crescimento de 1,2%, e Londrina com 555.93, além de taxa de 9,7%. Entre o último censo, feito em 2010, e o novo levantamento, Maringá apresentou crescimento de 1,19% ao ano. Assim, a quantia de domicílios aumentou 39,13% e chegou a 180.117, com média de 2,6 por moradia. O número de habitantes por quilômetro quadrado subiu de 733,14 para 841,16.
Segundo o prefeito Ulisses Maia os dados do IBGE consolidam a posição de destaque de Maringá no Paraná. Ele recorda que o crescimento do município ficou maior que a média brasileira, de 6,5%, e estadual, de 9,56%. “Nossas políticas públicas são pautadas no desenvolvimento sustentável, com foco na aceleração econômica e bem-estar das pessoas. Os excelentes indicadores comprovam que Maringá é a ′capital do interior′. Além disso, os dados do IBGE são instrumentos fundamentais para a implantação de ações e programas que façam a diferença na vida das pessoas.”
Desse modo, Maringá é a segunda Cidade mais inovadora e surge como o segundo município que mais exporta no Paraná. No cenário nacional, é destaque como o 16º mais tecnológico e inovador e o 20º mais empreendedor do Brasil. É ainda o 24º com melhor infraestrutura do país, o que leva em consideração aspectos como transporte, malha aeroportuária, acesso à internet, entre outros.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução