Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

‘Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
(Lavoisier)

RECESSO
A câmara de vereadores de Paranavaí aprovou, por unanimidade, projeto de lei que acaba com o recesso das sessões no mês de julho. E como em política pouco se cria, mas muito se copia, seria um bom projeto para servir de exemplo para os municípios do Paraná.

VIGOR
A partir de amanhã começa a vigorar a mudança na legislação de trânsito, que passa a exigir CNH para o condutor e placa para identificar o ciclomotor elétrico. Tem muita gente que utiliza esse meio de locomoção mas não está atenta à mudança na lei. Quem estiver pilotando ciclomotor elétrico sem as adequações terá problemas e poderá ter o veículo apreendido.

PERIGO
As ações para o cancelamento da concessão da rádio Jovem Pan são um perigo e um grande absurdo. Toda a imprensa, toda a sociedade e todas as instituições deveriam se manifestar contra isto. A democracia só existirá se houver o pleno respeito ao direito de livre expressão. Vamos levantar essa bandeira em apoio à imprensa livre.

PROJEÇÕES
O IBGE mostrou que não é bom, em projeções, os números apresentados pelo Censo, realizado recentemente. O levantamento da população brasileira ficou muito longe da estimativa que o instituto trabalhava. Em Maringá, mesmo, falávamos em aproximadamente 450 mil habitantes e agora oficialmente somos 409.675 mil habitantes, bem longe das projeções.

FAMÍLIAS
Apesar do resultado do Censo do IBGE não bater com a projeção esperada, os números coletados trazem uma informação muito perceptível e comprovam que as famílias estão reduzindo. Aqui em Maringá, por exemplo, não chega a três pessoas por residência na média. Na minha casa é assim, somos 3 mais a Suki, nossa cachorrinha.

EDUCAÇÃO
O amigo, professor Liu é da opinião de que um feriado municipal não contribui em nada para a conscientização da sociedade sobre os problemas raciais. Sugere que no dia 20 de novembro todas as atividades nas escolas municipais sejam voltadas ao tema, levando conhecimento e orientando as crianças sobre as questões dos preconceitos, em todas as suas formas. Educar as crianças é o caminho, e não deixá-las em casa mais um dia em frente às telinhas conta muito.

CONTRA
No debate, o professor Liu e o contador Etevalto Barbosa, conhecido Babá, concordam plenamente que são contrários à criação de um feriado municipal no dia da Consciência Negra. Eles, que são negros, comentam que já sofreram diversos tipos de preconceitos e não acreditam que um feriado ajudaria na mudança de preconceitos, ressaltando que pode ter o efeito contrário.

COMPARTILHE: