“Para a esquerda eu não vou. Não adianta empurrar.” (Tancredo Neves)
CABO ELEITORAL 1
Mesmo com sua inelegibilidade, Jair Bolsonaro já está se declarando cabo eleitoral de candidatos a prefeitos da direita no ano que vem. A pergunta é se em Maringá teremos algum candidato de direita com o apoio do ex-presidente que foi muito bem votado pelos eleitores maringaenses na última eleição.
CABO ELEITORAL 2
A segunda pergunta é se em Maringá, o PT terá candidato a prefeito no ano que vem com o apoio garantido do presidente Lula, que não foi muito bem votado pelos eleitores maringaenses na última eleição.
CEMITÉRIO
A notícia de que o Tribunal de Contas do Paraná multou empresários, construtoras e até o ex-prefeito do câmpus e ex-pró-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) devido às obras paradas, demonstra que o governo Estadual está fiscalizando e agiu para acelerar a reforma. Mas, infelizmente, não resolve o problema do “cemitério de obras” da UEM, uma instituição reconhecida nacionalmente mas abandona. É triste ver os esqueletos de obras paradas há anos na universidade.
CLUBES
A obra da avenida Carlos Borges, que ficou muito bonita e está modificando a “cara” dessa via, fez com as edificações e comércios instalados ali revitalizassem suas fachadas. O clube AABB, que recebeu um bom valor de indenização por parte da área que foi desapropriada, aproveitou para fazer uma reforma geral e ampliar seu espaço.
PROCURA
Os investimentos realizados pela diretora da AABB está agradando os sócios que agora desfrutam mais do espaço, que ainda está em reforma e ampliação. Como está com o número de associados quase completo, há uma fila de espera de aproximadamente 100 famílias querendo fazer parte do clube. O Clube Olímpico espera pela obra do viaduto do Catuaí, que facilitará o acesso ao local e certamente trará novos associados. São obras públicas que valorizam as cotas de clubes particulares.
VIADUTO
O DER anunciou que a empresa Contersolo ganhou a licitação para construir o viaduto do Catuaí por 49 milhões de reais. Em 2025 deve ficar pronto a tão esperada obra que levará o nome do saudoso empresário Devanir Braz Palma.
RECONTAGEM
A Confederação Nacional dos Municípios está pedindo ao IBGE que seja feita a recontagem da população em mais de 700 municípios do Brasil. A alegação é que os números finais tiveram muita diferença entre a estimativa das cidades e o resultado apresentado pelo Censo. A redução da população prejudica os municípios que recebem recursos federais e obras conforme o número de habitantes.
NOTA
Antes desta movimentação da Confederação dos Municípios, já havíamos dito que aqui em Maringá a estimativa era de uma população de 450 mil habitantes, e o censo apontou 409 mil habitantes. Com 40 mil pessoas a menos, há prejuízo na captação de investimentos públicos. Dissemos, aqui na coluna, que dava para pedir o VAR, ou seja, a recontagem. Mas o IBGE já emitiu nota que está tudo certo.
CARA CRACHÁ
A vereadora Ana Lúcia está querendo aprovar na Câmara a lei que proíbe agentes de segurança abordarem os moradores de rua durante a noite. Eles também deverão usar crachás e se identificarem com toda educação quando forem abordar qualquer morador de rua.