Início Policial PF cumpre mandados contra traficantes que queimaram avião

PF cumpre mandados contra traficantes que queimaram avião

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Maringá e cumpridos em Brasília, Minas e São Paulo.

As prisões foram efetuadas no âmbito da Operação Catapulta que atua desde 2022 no combate ao tráfico internacional de drogas. Os mandados cumpridos nesta quinta-feira tinham como alvos suspeitos residentes em Brasília, Jales (SP) e Ribeirão das Neves (MG) , investigados desde ao ano passado após terem incendiado um avião que transportava cocaína e que foi perseguido por aeronave especializada da Força Aérea Brasileira.

O objetivo da Operação Catapulta é combater o tráfico internacional de drogas operado através do modal aéreo nas regiões de fronteira, principalmente na fronteira do Brasil com o Paraguai. O combate se intensificou após a agentes da PF de Maringá localizarem em São Pedro do Paraná fardos de cocaína arremessados por uma aeronave que estava sendo perseguida por um avião da FAB em agosto do ano passado.

A cocaína teria sido arremessada porque o avião que a transportava estava muito pesado e os traficantes teriam jogado a droga para evitar a queda. Mesmo assim, o piloto teve que fazer um pouso forçado numa pista improvisada no interior de São Paulo. Para não deixar rastro, os tripulantes colocaram fogo no avião antes de fugir.  Só agora, no entanto, os traficantes responsáveis pela carga de cocaína foram localizados e presos. Os mandados judiciais foram expedidos pela Justiça Federal de Maringá.

De acordo com a Polícia Federal este caso não tem ligação com a apreensão de  10 quilos de cocaína, ocorrido terça-feira em Tuneiras do Oeste, onde o piloto de um monomotor fez pouso forçado na zona rural e em seguida tocou fogo no avião.

Redação JP
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: