A intérprete de Libras e guia-intérprete Maria Elizabeth Dumont Negrelli é a nova secretária da Pessoa com Deficiência de Maringá. Ela é mestre em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e especialista em Educação Especial e em Libras.
Com a nomeação, a prefeitura passa a ter 15 secretárias mulheres. Segundo o prefeito Ulisses Maia, com a chegada de Maria Elizabeth, mais conhecida como Betinha, 50% dos cargos de primeiro escalão ocupados no município serão por mulheres. Já no segundo escalão elas correspondem a 65% dos cargos. A nova secretária será empossada nos próximos dias.
Maria Elizabeth Dumont Negrelli é graduada em Educação Física (1996 – UEM) e em Letras Libras (2019 – Faculdade Eficaz), pós-graduada em Educação Especial Infantil e Fundamental (1998 – UEM), em Doenças Infecciosas e Parasitárias e a Saúde do Homem (2005 – UEM) e em Libras – Língua Brasileira de Sinais (2013 – Centro Universitário Leonardo da Vinci) e mestre em Educação Inclusiva (UEM).
Possui proficiência em Libras pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e é guia-intérprete e instrutora mediadora pelo Grupo Brasil e AHIMSA (2011), além de professora do quadro próprio do magistério (QPM) e Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Atupi 26 anos como professora em um colégio bilíngue para surdos de Maringá e atualmente trabalha como intérprete de Libras e guia-intérprete no Centro de Apoio ao Surdo e aos profissionais da educação de surdos na Seed.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução