Temporariamente sem mandato o vereador Valdir Hermes da Silva está preso no 11º Batalhão da Polícia Militar de Campo Mourão.
“Valdir Americano”, como é conhecido o vereador e ex-policial militar reformado , atuou como instrutor do Programa de Combate às Drogas e a Violência, mas acabou investigado por envolvimento no crime organizado , que atua principalmente com operações fraudulentas de crédito consignado. Ele teve sua prisão decretada pela Justiça do Mato Grosso do Sul, onde o esquema surgiu. Valdir foi afastado do cargo de vereador por 120 dias, mas pode ter o mandato cassado se o resultado da “Operação Arnaque” for a condenação. O vereador de Engenheiro Beltrão está no seu segundo mandato e chegou a ser presidente da Câmara Municipal.
A investigação que culminou com a prisão do vereador foi conduzida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, onde a organização criminosa tem sua base de atuação. As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª. Vara Criminal de Campo Grande, que recebeu denúncias também contra advogados. De acordo com o Gaeco do Paraná, que neste caso atuou em parceria com o do estado vizinho, foram identificadas duas organizações criminosas lideradas por advogados, responsáveis por inundar as varas criminais com mais de 70 mil ações judiciais no Paraná, Mato Grosso e em outros estados brasileiros.
A suspeita é de que os criminosos forjavam empréstimos consignados. O grupo atuaria a partir da obtenção de procurações de idosos, pessoas com deficiência ou indígenas, para ajuizarem múltiplas demandas em nome dos beneficiários da previdência social. De posse das procurações os falsários realizavam acordos judiciais em massa e garantiam ganhos financeiros para o grupo criminoso.
Redação JP
Foto – Reprodução