Ler não é uma corrida para ver quem é mais rápido – quanto melhor, por exemplo um livro, mais lentamente deve ser absorvido. A leitura transforma e inspira vidas.
Lembro-me de minha infância, quando eu me sentava na varandinha de casa e lia as revistas Seleções – Reader’s Digest de minha mãe. Era tudo o que tinha para ler. Hoje, naturalmente há uma variedade enorme de informações por aí – seja no campo físico ou digital, qualquer pessoa pode ler qualquer coisa a qualquer momento.
Acredito que exista uma tendência entre pais e professores quando dizem|: “Ah, você deveria ler isto, não aquilo”. Algo que o básico é que lemos algo porque estamos interessados naquilo. Nenhum outro motivo é necessário. Não há uma missão a cumprir, não é nada forçado. Apenas leia porque você gosta de ler.
Hoje me pego relendo coisas que já li, rebuscando em minha biblioteca. Um dia alguém disse: “Não quero ler tudo. Eu só quero ler e reler sem parar os cem grandes livros”. Acho que essa ideia tem muito a dizer. Tem muito mais a ver com identificar os melhores livros, porque livros diferentes são voltados para pessoas diferentes. Só quando você identifica o que gosta é que verdadeiramente aprende com aquilo.
Na verdade, mais do que ler muitos livros, começo muitos e termino apenas alguns, e estes constituem o alicerce do meu conhecimento. É sempre o meu mais novo doutorado.
Entra aqui um pouco da questão do FOCO. Não sei você, mas não consigo manter o foco por muito tempo, passo os olhos, leio rápido, pulo e já quero acelerar para ver se é mesmo aquilo que me identifica. Tenho certeza de que você já começou a ler algo com a sensação se ser algo interessante, muito bom mesmo e de repente começa uma sensação cada vez maior de que já viu aquilo. Isso é plenamente aceitável. Apenas quer dizer que você estava pronto para fazer a releitura.
Se você lesse uma hora por dia, isso já o colocaria no top 0,0001%. Isso explica por que alguns realmente desenvolvem mais sua inteligência, fazem sucesso e outros só patinam e não saem do lugar. Porque a grande maioria não l\|ê nem um minuto por dia.
Um dia alguém disse que um país se faz com homens e livros. E termina refletindo: Os livros nós já temos, onde estão os homens? Ora, sintetizando isso, basta ver como a educação é algo que transforma um ser humano e por que não um país inteiro?
Assim como o melhor treino na academia é aquele que te deixa motivado e animado o suficiente para completar todos os dias, no caso de livros, blogs, colunas em jornais, qualquer coisa que envolva ideias, informações e aprendizado, os melhores são aqueles que você se anima a ler sempre.
Tornar a leitura um hábito é algo importante para o crescimento. Isso é ganhar tempo. O nosso grande concorrente é ficar navegando em redes sociais, igual a TV de antigamente, vai colocando seu cérebro na zona de conforto, ensinando a NÃO PENSAR. É justo dizer que navegar é bom e também tem bons caminhos de informações e conhecimento. O perigo é relaxar com conteúdo diverso.
Para concluir, nenhum livro da biblioteca deve te assustar. Você pode pegar qualquer um na estante e ler. Vários deles serão difíceis, muito difíceis. Tudo bem – leia mesmo assim. Em seguida releia várias vezes. Quando ficamos confusos, é algo semelhante a dor que sentimos quando estamos num exercício físico, mas melhorando. O treinamento sempre será a alma dos melhores.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.