Repasse
Os municípios paranaenses Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Londrina e Maringá juntos receberam mais de R$ 200 milhões em recursos estaduais em julho de 2023. Os cinco municípios foram os que mais receberam repasses no primeiro semestre deste ano. O recurso é proveniente do proveniente do ICMS), Fundeb), IPVA), do Fundo de Exportação e dos royalties do petróleo. Os recursos devem ser utilizados nas áreas de saúde, educação, segurança pública, transporte e infraestrutura.
Repasse II
Todos os municípios do Estado receberam o repasse estadual. A distribuição dos recursos segue os Índices de Participação dos Municípios (IPM), que são calculados anualmente, considerando os critérios estabelecidos pela legislação estadual. A cada ajuste no índice, as mudanças são aplicadas no ano subsequente, garantindo uma distribuição equitativa e transparente dos recursos entre os municípios paranaenses.
Esquadrilha da Fumaça
Grupo de sete aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (FAB), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, irá se apresentar nesta quinta-feira (3) nas Cataratas do Iguaçu em comemorações da Força Aérea Brasileira (FAB) aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, brasileiro considerado pai da aviação. A apresentação será realizada a partir das 16h e para conferir, é necessário estar dentro da unidade de conservação como visitante.
Estado modelo
O programa estadual Banco de Alimentos Comida Boa do Estado será usado como modelo para criação da iniciativa em esfera nacional. O objetivo é replicar o programa paranaense em outros estados do país. A cooperação entre Estado e Governo federal prevê a adoção de ações educativas entre as Centrais de Abastecimentos (Ceasas) dos estados.
Comida Boa
O Banco de Alimentos Comida Boa do Estado do Paraná é uma iniciativa de segurança alimentar e nutricional, realizada nas unidades das Ceasas no Paraná. O programa coleta alimentos não comercializados pelos atacadistas e produtores rurais. Os hortigranjeiros são selecionados e distribuídos gratuitamente às entidades assistenciais e às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, previamente cadastradas, como forma de complementação às refeições diárias da população assistida.
Prêmio de jornalismo
O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) bateu um recorde de inscrições em sua 10ª edição. A iniciativa teve 1.899 trabalhos inscritos, o que representa um crescimento de 65% em comparação com o volume registrado na última edição, em 2022. Além das quatro categorias tradicionais (Texto, Áudio, Vídeo e Foto), este ano haverá uma premiação especial voltada ao tema “Empreendedorismo Social”, além do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo. Inscrições por categoria: Texto – 834, Áudio – 205, Vídeo – 682 e Fotografia – 178
Prêmio de jornalismo II
No Paraná, o primeiro colocado de cada categoria vai receber premiação em dinheiro no valor de R$ 8 mil. Além disso, os segundos colocados, um por categoria, ganharão capacitações em Coaching de Carreira, com foco no desenvolvimento pessoal. A lista com os 12 finalistas do Prêmio Sebrae de Jornalismo, etapa Paraná, pode ser consultada no site do evento. Os vencedores estaduais serão conhecidos durante a Feira do Empreendedor em Curitiba. A premiação será no dia 15 de setembro, a partir das 15h.
Lei de licitação
O Secretário de Estado da Administração e da Previdência, Elisandro Frigo, afirma que a nova Lei de Licitações (14.133/2021) traz uma inovação que beneficia os municípios e possibilita o enfrentamento dos desafios licitatórios de forma mais eficiente. “No Paraná, que foi o primeiro Estado a estar 100% pronto para atender a nova regulamentação, os municípios podem pegar “carona” e fazer uso das atas de registros de preços do Estado em suas próprias compras”.
Biogás e biometano
A deputada Maria Victoria (PP) protocolou um Projeto de Lei que visa instituir incentivos fiscais para desenvolver e ampliar a produção, geração e comercialização de biogás e biometano no Paraná. “Temos matéria prima em abundância e produtores interessados em investir na produção de biogás e biometano. O projeto de lei e o requerimento são ações que buscam atender os empreendimentos já instalados e criar melhores condições para os futuros investimentos”, ressalta.
Caravana pedagógica
Professor da rede estadual de ensino Sadi Nunes da Rosa, do Colégio Estadual Cívico-Militar Novo Horizonte, em Toledo (Oeste do Estado), foi escolhido para integrar uma caravana pedagógica no campo de refugiados Dzaleka, no Malawi, país da África Oriental. A ação é promovida pela ONG Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), cujo foco é o trabalho humanitário. O professor da rede estadual embarcou no começo do mês passado e retornou ao Brasil nesta quarta-feira (2).
“10 de agosto”
A Polícia Militar do Paraná lançou a Operação “10 de agosto”, iniciativa que consiste na intensificação do patrulhamento em todo o estado do Paraná. “Com a Operação 10 de agosto, estamos empenhados em fortalecer a prevenção e a proximidade com a comunidade. A participação da população é fundamental, pois ela pode nos repassar denúncias e informações valiosas que resultam em prisões e apreensões”, destacou o subcomandante-Geral da PMPR, Coronel QOPM Paulo Henrique Semmer.
Jogo político
Eduardo Pimentel deve se candidatar à Prefeitura de Curitiba na disputa para prefeito da capital parananse. Pimentel vem se destacando na gestão municipal como vice do prefeito Rafael Greca. Ele também ocupa o cargo de Secretário de Estado das Cidades no Governo do Paraná. Sua possível candidatura à prefeitura desperta expectativas, dada sua experiência política acumulada ao longo dos anos.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.