De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar necessidades futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país, a demanda por formação de nível técnico no estado é superior a 120 mil trabalhadores para ocupações industriais. Para atender às necessidades do setor, o Senai Paraná tem um portfólio extenso de cursos, incluindo oportunidades de vagas gratuitas.
No último dia 27, a instituição tornou público seu edital para a 2ª entrada gratuita de Cursos Técnicos. Para a região Noroeste do estado são 165 vagas gratuitas organizadas entre as cidades de Campo Mourão, Cianorte, Maringá e Umuarama para os Cursos Técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Segurança do Trabalho.
Os cursos variam entre as modalidades presencial e educação a distância (EaD), com duração entre 18 e 24 meses. Para os cursos EaD, haverá encontros presenciais previstos no calendário e será necessária a participação presencial do aluno na respectiva unidade responsável pela realização do curso.
As vagas gratuitas são destinadas a pessoas de baixa renda, preferencialmente, trabalhador, empregado ou desempregado, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio.
As inscrições seguem até às 9 horas do dia 14 de agosto no site sistemafiep.org.br/gratuidade, dentro da opção Cursos Técnicos, respeitando os critérios estabelecidos no Edital. Para apoio do candidato com alguma dificuldade no processo de inscrição, o Senai Paraná disponibiliza o e-mail gestaogratuidade@sistemafiep.org.br e o telefone WhatsApp (41) 3271-9138.
O candidato poderá concorrer somente a uma vaga, no curso e na unidade do Senai escolhidos, conforme relação constante no Anexo II do Edital. Os aprovados no processo de inscrição poderão efetivar a matrícula/assinatura do contrato educacional no período de 16 a 21 de agosto, diretamente na secretaria da unidade Senai escolhida. As aulas iniciam no dia 21 de agosto, conforme modalidade e horário de turma estabelecido no Edital.
Assessoria de Imprensa
Foto – Gelson Bampi/Sistema Fiep