A Prefeitura de Maringá decidiu anular a primeira licitação da Maringá Encantada 2023, que previa a locação de cordões de led, refletores e mangueiras de neon para a iluminação natalina em praças e avenidas. A Maringá Encantada – Preservando a Magia do Natal acontecerá entre os dias 15 de novembro deste ano a 07 de janeiro de 2024 e a municipalidade abriu o pregão eletrônico ainda em julho para contratar uma empresa para prestar serviço de iluminação.
A anulação acontece em razão de uma falha da gestão municipal no momento do cadastro do pregão eletrônico. O erro confundiu as empresas participantes, que chegaram a apresentar propostas para a disputa, porém, decidiram cancelar os lances. Uma das empresas participantes chegou a oferecer equivocadamente o desconto de R$ 1 milhão em um dos itens, contudo, depois reconheceu a falha e retirou a proposta.
Assim, pela locação da iluminação e a mão de obra de instalação, a prefeitura estava disposta a pagar até R$ 3,4 milhões. A autorização para a revogação do processo foi dada pelo interino secretário de governo Rafael Silva, em documento emitido na última terça-feira. Um novo processo licitatório deve ser lançado como o mesmo intuito nos próximos dias.
Vale lembrar que, os investimentos na Maringá Encantada estimularam a economia, consumo de bens e serviços e o turismo local. O evento foi a principal razão para que 66% dos visitantes, no período de 18 de novembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023, viessem até o município. Os dados foram apresentados pela Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), juntamente com o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e o Departamento de Pesquisa e Estatística da ACIM (Depea).
Maynara Guapo
Foto – Reprodução