Início Maringá Pesquisa na UEM é guia estadual de avaliação em comissões de transplantes

Pesquisa na UEM é guia estadual de avaliação em comissões de transplantes

A segunda edição do “Manual de avaliação da atuação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT)” foi lançada neste ano pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. A nova versão é autoria de Gislaine Fusco Duarte e Luana Cristina Heberle dos Santos.

O manual da CIHDOTT é uma importante ferramenta de administração do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná. O documento tem como intuito incluir e unificar os critérios e o método de avaliação do desempenho das instituições hospitalares notificantes de morte encefálica, no item de doação de órgãos. Por meio dele, é possível adquirir maior transparência e igualdade, visando à qualidade e expansão das doações e transplantes no estado, em que já expõe alguns dos melhores indicadores nacionais nessa área.

Graduada em enfermagem e mestra profissional em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Gislaine, com o título “Construção de Processo Avaliativo para as Comissões Intra-Hospitalares de Transplante”, defendido no mestrado profissional, integra a segunda edição do manual.

A monografia foi feita a partir da construção de um método avaliativo de CIHDOTT com a elaboração de indicadores de estrutura, processos e resultados, implementados ao nível estadual. Os resultados do TCC já se apresentavam na primeira edição do manual, lançado em 2018, quando a pesquisa ainda estava sendo elaborada.

Em vista disso, na nova edição, os dados e informações levantados foram incorporados demonstrando a relevância e o alcance dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPP). Especialmente, devido os programas do estado de repasse e incentivo financeiro aos hospitais notificantes que necessitam de avaliação periódica das instituições contratualizadas, o que acontece por intermédios das CIHDOTTs. Além disso, o manual também orienta a apropriada atuação e participação nos programas financiados pelo Governo do Estado, com critérios validados e reconhecidos para a habilitação e renovação de credenciamento dos centros transplantadores.

Assim, a pesquisa foi defendida em 24 de setembro de 2019 e tem como orientadora a professora do Departamento de Enfermagem (DEN), Lilian Denise Mai. A banca examinadora foi constituída pela orientadora Mai, pela professora do curso de História da UEM, Isabel Cristina Rodrigues e pela professora da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Bartira Aguiar Roza. O trabalho também teve a colaboração da professora do curso de Enfermagem, Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: