Início Colunistas O sucesso e o fracasso são primos em primeiro grau

O sucesso e o fracasso são primos em primeiro grau

O fundador da IBM, Uma das maiores empresas de computadores do mundo disse certa vez que no mundo teríamos apenas cinco computadores… foi ele mesmo, Tom Watson que também disse: “Se você quer ser bem-sucedido, dobre seus índices de fracasso”. É óbvio que ele não estava incentivando “o fracasso”, mas sim o fato de aprender com ele e não se desmotivar quando ele acontecer.

Quase todas as grandes histórias de sucesso têm lá os seus fracassos.

Quando coloco em meus livros que o sucesso é a opção de não desistir e o fracasso é a opção em desistir cedo demais, fica evidente que no mundo tudo é escolha, seja o sucesso ou o fracasso. Ou você escolhe o topo ou vai para arquibancada e aplaude quem está no topo. O escritor americano Og Mandino, autor do best seller  “O maior Vendedor do Mundo”, disse: “O fracasso jamais me surpreenderá se minha decisão de vencer for suficientemente forte”.

O que dizer de Abraham Lincoln que perdeu praticamente tudo no decorrer de sua vida pessoal e profissional e com 52 anos de idade elegeu-se para o cargo político mais reconhecido no mundo, o de Presidente dos Estados Unidos?

Ou então o Coronel Sanders que aos 65 anos de idade só possuía um carro velho e recebia 100 dólares do seguro social? Para sobreviver lembrou-se de uma receita de frango frito de sua mãe e criou a partir daí a KFC – Kentucky Chicken, uma empresa que fatura hoje vários milhões de dólares todos os anos.

Certo dia, uma criança meio surda chegou com um bilhete do professor para sua mãe: “Tommy não tem inteligência para aprender. Tire-o da escola”. A mãe leu o bilhete e respondeu: “Tommy tem inteligência e eu mesma vou ser a professora dele”. Tommy cresceu e tornou-se o grande Thomas Alva Edison, autor de 1903 inventos catalogados, entre eles a lâmpada elétrica. Sua mãe Nancy Edison foi sua professora. Tornou-se sucesso mesmo tendo apenas três meses de educação formal, o que sustentaria a tese de que certamente seria um fracasso. Errado! Foi sucesso mundial e passou para a história.

Henry Ford II esqueceu-se de colocar marcha à ré no primeiro carro e nem por isto deixou de ser um sucesso em todo mundo. A maioria dos grandes sucessos aconteceram apesar dos problemas e não pela ausência deles. Quem não acredita nisso fica a vida inteira esperando pela “sorte”. Até porque, alguns problemas vem mesmo como bençãos disfarçadas, nos tiram da zomba de conforto, apelido bonitinho que deram para acomodação.

Sorte é o que sobra de dedicação e esta tem nome: Trabalho!

Pessoas de sucesso não fazem grandes coisas… apenas fazem pequenas coisas bem-feitas. A diferença entre o sucesso e o fracasso é a diferença entre fazer as coisas do modo certo ou fazer do modo meio certo. A diferença não é o fracasso, mas a forma como se reage a ele. Aprenda a ser vencedor e não vítima. O medo e a dúvida provocam um curto-circuito em sua mente e em sua estima. Neste caso, adeus sucesso!

Todos que trabalham no mercado global de hoje em dia têm mais coisas para fazer do que tempo para isso. Pense no FOCO de que isto não é um problema e sim um estímulo. Já pensou ter que ver a vida passar, de braços cruzados? E afinal, qual é a sua única coisa? Porque fazer somente mais coisas pode lhe garantir mais efeitos colaterais. Os otimistas parecem estar programados para descobrirem uma saída para seus problemas e se encontram um obstáculo, seguem em frente… os pessimistas ficam deprimidos e se desligam por 10 minutos, por um dia, uma semana ou até a vida inteira. Eles simplesmente repetem e não experimentam outra estrada, outra direção.

Os grandes líderes se alimentam das habilidades e do entusiasmo de sua melhor equipe. Infelizmente a maioria passa tempo demais tentando consertar o que está errado. Perdem o foco. Se você fracassar, olhe-se no espelho e faça para si mesmo a seguinte pergunta: “O que aprendi com esta experiência?”. E, se você tiver sucesso, aprenda a celebrar. Sua equipe espera isto de você.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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