Início Colunistas Negociações da vida

Negociações da vida

Estava eu na cidade de Imperatriz no Maranhão, há alguns anos atrás, iria realizar uma palestra e percebi que esqueci o cinto, fui a uma loja local, procurei uma vendedora e disse que precisava de um cinto e queria comprar com a melhor vendedora da loja

A vendedora, encostada na parede, como se o mundo estivesse acabando, respondeu entre os dentes, com uma vontade surpreendente: “Então, o senhor não vai comprar agora não. Ela acabou de sair para almoçar…” Moral da história: como alguém que não acredita em si mesmo ou tem raiva do outro, pode conseguir convencer o seu semelhante para alguma coisa?

Na verdade a vida é uma negociação. Todos negociamos, até para nascer ou dar a vida. Perceba a negociação entre a mamãe gestante e o feto. Ela passa esse tempo alimentando, dando carinho, cuidando, indo ao médico. O feto, em contrapartida, está ali se formando, crescendo, evoluindo, até chegar o momento eu p contrato é assinado. Começam os avisos, prenúncios, a divulgação… e na hora do parto, negócio fechado, produto entregue. É uma negociação que mostra que  vida é uma negociação e podemos estender isso para todos os setores.

Apesar de estar usando esta metáfora, quero mostrar que tudo é negociação, relacionamento, não só no aspecto comercial propriamente dito mas em todas as áreas da vida e como podemos proporcionar resultados. Voltando a história da moça que “me atendeu” em Imperatriz, repare quantos prejuízos ela causou para si mesma por sua ingenuidade. Perdeu dinheiro, crescimento e deu prejuízo a sua empresa, porque fui a outra loja comprar.

Se tivesse pelo menos acreditado em si mesma, teria obtido bons resultados, inclusive de ter sido a melhor vendedora daquela loja e quem sabe além do cinto, vendido outra coisas também, um sapato, uma gravata, uma camisa… se tivesse aproveitado a simpatia, pois cheguei brincando, poderia ter feito um novo amigo na vida, agregaria valor, quem sabe viraria um “case dos bons” em vendas.

Então voltamos ao tema central. Por que nos afastamos das pessoas, diariamente? Por que perdemos negócios, oportunidades? Negligenciamos um sorriso, um simples bom dia? Reparou no motivo pelo qual os políticos estão sempre sorrindo? Porque precisam de seu voto. E sem dúvida, sorrir é a coisa mais maravilhosa que Deus colocou no mundo. É a forma mais direta de se conseguir abertura para qualquer tipo de negociação.

Perceba o que você pode fazer por sua própria vida. Sucesso não está ligado apenas ao dinheiro, bens materiais, fama… mas em obter resultados. O resto é consequência.


Na prática, reconheça que você pode melhorar com seu corpo, sua mente, sua família, seus negócios, seus amigos, seus clientes. Acredite em você. Ninguém irá acreditar em você se você mesmo não o fizer. Sorria mais. Isso faz bem a você e aos outros. Quebra barreiras. Aproveite as oportunidades, elas não voltam. A preparação é a alma dos melhores. Esteja atento.

Para finalizar, uma frase de Mahatma Ghandi: “Não sei os resultados de minhas ações, mas sei que sem ações não terei nenhum resultado”.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: