Os idosos são os que mais sofrem com golpes em Maringá, segundo o Procon. Diante disso, o órgão de defesa do consumidor fará na próxima terça-feira (22), às 8h30, o workshop “Orientação de proteção digital para idosos”.
O evento dará dicas de como usar internet, evitar cair em golpes e como usar benefícios de órgãos públicos. A participação é gratuita, porém, é necessário realizar a inscrição antes por meio da internet ou também pelo telefone 151.
O workshop terá dicas de como utilizar o telefone celular, aplicativos, a internet, como proceder ao receber ligações telefônicas e e-mails, entre outros. Conforme o coordenador do Procon, Flávio Mantovani, existem muitos idosos ativos atualmente, porém, por outro lado, também é um público alvo de golpistas. “Estamos sempre orientando os idosos e também com cursos de formação para evitar que eles caiam em golpes e tenham prejuízos.”
Entre os golpes mais comuns aplicados em idosos estão a transferência de dinheiro, falsa premiação em dinheiro, oferta de serviços gratuitos que não existem, entre outros. Além disso, também há outros segmentos que induzem os idosos a contratar ou pagar por serviços e contratos que não necessitam ou não utilizam, como telefonias, bancos, financeiras, lojas de departamentos.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução