Início Destaques do Dia Maringá ocupa segundo lugar do Paraná no Ranking de Competitividade dos Municípios

Maringá ocupa segundo lugar do Paraná no Ranking de Competitividade dos Municípios

Maringá conquistou a 11ª posição no Ranking Nacional de Competitividade dos Municípios e o 2º lugar no Paraná, ficando atrás apenas de Curitiba. O ranking do Centro de Liderança Pública, em parceria com a Gove e a Seall, acompanha a qualidade da administração pública nas cidades brasileiras.

Os resultados são reflexos de políticas públicas exitosas e iniciativas inovadoras implantadas pela gestão municipal. “A competitividade significa garantir a qualidade de vida da comunidade. Desde 2017, temos consolidado a construção de uma cidade que é das pessoas, com investimentos que devolveram Maringá para os maringaenses. O ranking comprova que nosso trabalho tem dado certo e as políticas públicas têm impactado de forma positiva a vida das pessoas”, destaca o prefeito Ulisses Maia.

Foram analisados pelo Ranking Nacional de Competitividade 410 municípios brasileiros com população superior a 80 mil habitantes, avaliados nos indicadores e pilares essenciais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública nos municípios.

Para o levantamento, o CLP usou 65 indicadores de áreas que são consideradas fundamentais para a competitividade municipal. São analisados, por exemplo, a taxa de matrícula no ensino básico, o tempo para abertura de empresa e a velocidade de desmatamento ilegal.
Esses dados foram retirados de aproximadamente 35 bancos de dados públicos. Para não existir desigualdade nas análises, todos os índices escolhidos são apresentados ou contam com a obrigatoriedade de divulgação das prefeituras.

Os indicadores são distribuídos em 13 pilares essenciais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: