Início Destaques do Dia Maringá é o município com mais casos de dengue do Paraná

Maringá é o município com mais casos de dengue do Paraná

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) publicou o novo boletim da dengue. A região de Maringá é a regional que tem o maior número de casos em todo o Paraná.

Dessa maneira, na 15ª Regional, que engloba 30 municípios, já foram registrados 96 casos da doença em apenas um mês do novo ano epidemiológico. Já em Maringá, são 74 confirmações.

Dentro do ranking das regionais, na sequência vem Londrina, com 66 casos, Foz do Iguaçu, 62, e Paranaguá, 46. No Paraná, já são 385 casos positivos de dengue, sendo que 197 surgiram dentro de uma semana. Não há mortes até o momento.

PREVENÇÃO

A melhor maneira de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada, que pode ocasionar em possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Além disso, roupas que minimizem a exposição da pele no decorrer do dia, isto é, quando os mosquitos são mais ativos, oferecem alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, especialmente ao longo de surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser utilizados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros são uma boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Atualmente, só existe uma vacina contra a doença registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que está disponível somente na rede privada. Ela é usada em três doses no intervalo de um ano e só deve ser aplicada, conforme o fabricante, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Anvisa, em pessoas que já tiveram pelo menos uma infecção por dengue.

Esta vacina não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), porém, o Ministério da Saúde acompanha os estudos de outros imunizantes.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: